Você está lendo...
Pioneira com o Leaf, Nissan corre para lançar novos SUVs elétricos
Mercado

Pioneira com o Leaf, Nissan corre para lançar novos SUVs elétricos

Em vez de começar do zero com uma nova família de carros, Nissan vai lançar os atuais SUVs Juke, Qashqai e X-Trail em versões a baterias

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

23 de fev, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Nissan Juke
Nissan Juke elétrico deve chegar ao mercado a partir de 2025
Crédito:Alexandre Carvalho/Nissan/Divulgação

A Nissan foi pioneira em 2010 ao lançar o hatch elétrico Leaf, que está em sua segunda geração. O modelo foi o primeiro carro a baterias de produção em massa no mundo. Mas a marca japonesa não foi muito além do hatch e, até agora, lançou apenas o SUV Ariya em mercados como Japão, Europa e Estados Unidos. Por isso, a montadora vai apresentar novos modelos em breve com versões elétricas dos SUVs Juke, Qashqai e X-Trail.

Nissan
Nissan Qashqai 2023 (Nissan/Divulgação)

De acordo com o site inglês Autocar, em vez de começar do zero, a Nissan vai apostar em versões elétricas de modelos já consolidados. Assim, a marca japonesa objetiva que 50% de suas vendas totais até 2030 sejam de modelos a baterias.

Publicidade


Informações apontam que o primeiro a chegar será o crossover compacto Juke. O modelo elétrico estará disponível ao lado do híbrido. Contudo, no caso dos demais carros, as versões elétricas substituirão as atuais gerações dos modelos. Ou seja, os SUVs Qashqai e X-Trail evoluirão a partir da plataforma CMF-EV da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Trata-se da arquitetura que já serve ao SUV Ariya e ao novo Renault Mégane E-Tech Electric.



NISSAN FRONTIER PLATINUM É PARRUDA E TEM PAINEL DO KICKS

Novas baterias

Para conseguir lançar novos elétricos no mercado em grande volume, a Nissan também planeja uma nova geração de baterias de íons de lítio, com maior densidade energética e custos reduzidos de desenvolvimento. A meta é vender carros com autonomia longa e baixo tempo de carregamento. Espera-se algo em torno de 15 minutos para a recarga completa. Entretanto, há há dados técnicos oficiais, tampouco desenhos dos novos SUVs.


Tudo deve acontecer em 2025. A princípio, aposta-se no seguinte cronograma de lançamentos: Juke EV, Qashqai EV e, por fim, X-Trail EV.

Nissan
Nissan vai apostar no sistema híbrido e-Power no Brasil (Nissan/Divulgação)

Mudança será global

Mesmo com o foco inicial na Ásia, Estados Unidos e Europa, é certo que as novidades da Nissan chegarão a outros mercados, o que incluí o Brasil. Tanto que, recentemente, a Nissan fez investimentos na América Latina e na Índia. Contudo, por ora não há sinais de produção local. Para estes mercados, a marca japonesa vai apostar alto no sistema híbrido e-Power, que já está disponível no México e vai estrear aqui no SUV Kicks.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Haval H6 GT: SUV híbrido da GWM roda 1.000 km com um tanque
Deixe sua opinião