Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

17/01/2022 - 5 minutos de leitura.

Por falta de chips, Fiat Toro troca internet a bordo por revisões grátis

Sem o pacote Connect Me, Fiat Toro terá as duas primeiras revisões de graça; marca afirma que outros recursos continuam intactos

Sem pacote Connect Me, Fiat Toro continua com GPS nativo e conexão Android Auto e Apple CarPlay Crédito: Fiat/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Os impactos provocados pela pandemia da Covid-19 estão longe de terminar e a crise dos chips volta a afetar a Fiat. Depois de interromper a produção na fábrica de Betim (MG), em 2021, a partir desta semana a picape Toro não terá mais o pacote Connect Me, com sistema de conexão 4G e Wi-Fi nativo.

No comunicado de ”Termo de Ajuste e Compensação”, a marca italiana afirmou que essa modificação vale somente para modelos que ainda não foram entregues aos clientes. Dessa forma, o recurso passa a vir como um opcional, mas não teve os valores divulgados até o momento.

Apesar das alterações, a montadora reiterou que a ausência do Connect Me não afeta outros recursos disponíveis nas centrais multimídias. Portanto, funções como GPS nativo e conexão com Android Auto e Apple CarPlay continuam fazendo parte dos equipamentos da picape.

Continua depois do anúncio

Divulgação/Fiat

Revisão de graça

Para driblar a situação, a Fiat está com uma ação que inclui as duas primeiras revisões grátis para quem já fez encomendas da Toro. De acordo com a marca, essa é uma maneira de minimizar o impacto da ausência do sistema de conexão a internet.

Sendo assim, os futuros donos do modelo 2022 da picape terão uma economia significativa no serviço. No modelo Volcano Flex, por exemplo, os proprietários vão economizar cerca de R$1.108,00. Já para as versões Volcano, Ranch e Ultra, que possuem motor a diesel, o valor é de R$1.972,00.



Leia Mais


É importante reforçar que os modelos acima são os únicos que vinham com o pacote Connect Me de fábrica. Então, apenas essas versões ganham o benefício das revisões. Para formalizar, a Fiat informou que os clientes devem preencher um termo de anuência. O documento está disponível diretamente nas concessionárias ou em anexo no comunicado.

Relembre o caso

A Fiat começou a pisar no freio em agosto de 2021, quando interrompeu a produção de modelos como Argo, Doblò, Fiorino, Grand Siena, Mobi, Strada e Uno. Na época, a marca do grupo Stellantis disse que “em decorrência da escassez mundial de chips, a fábrica de Betim paralisou as atividades em um turno de apenas uma das linhas de produção pelo período de 10 dias, a fim de ajustar o volume de produção à disponibilidade de peças”.

Divulgação/Fiat

No entanto, apesar de diminuir o ritmo de mercado por um período, a marca conseguiu se reerguer no ranking de vendas. Isso aconteceu, principalmente, porque outras montadoras foram afetas drasticamente pela crise, como é o caso da Chevrolet, que ficou sem produzir o Onix por cerca de seis meses.

Recuperação

Mesmo com resultados abaixo da média, alguns modelos da Fiat tiveram presença no ranking de emplacamentos de 2021. A Fiat Strada, por exemplo, não deu chances aos rivais e ficou isolada no topo do ranking com quase 110 mil unidades emplacadas, uma diferença de mais de 30 mil em relação à picape Toro. Já o Argo, que teve uma disputa acirrada com o Hyundai HB20, fechou o ano em terceiro lugar. No total, foram 84.644 unidades vendidas.

Mas, com as incertezas do futuro da indústria, o cenário pode mudar de uma hora para outra. Por isso, resta apenas esperar para ver como o mercado vai se portar e quais serão os próximos passos das montadoras no Brasil.  


Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Notícias

BMW: carros a combustão perdem letra ‘i’ no nome, agora só elétricos

Notícias

Toyota Hilux SRX deixa de ser fabricada, deixando SRX Plus no lugar

Notícias

Chevrolet Equinox Plus estreia na China como 1º híbrido da marca

Notícias

BYD Dolphin Mini tem venda recorde em abril e supera modelos flex

OFERTAS 0KM
Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Safety

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

VER TODAS AS OFERTAS