Em 1963 nascia o primeiro 911 e, para comemorar os 60 anos de lançamento do cupê esportivo, a Porsche anunciou a chegada do 911 S/T. A série especial tem apenas 1.963 unidades produzidas (justamente, em homenagem ao ano de apresentação) e diversas características que remetem a outras variantes, como GT3 Touring e GT3 RS. Inclusive, seu nome de batismo surgiu em alusão à versão S – criada na primeira geração com foco em pista – que, internamente, era conhecida como ST.
Dotado de câmbio manual e com peso mais leve em relação às demais configurações, o Porsche 911 S/T tem carroceria similar à do GT3 Touring Package. Nela, soluções como brasão original do 911 na dianteira (e, também, nas calotas, volante, chave e encostos de cabeça) e corte nas caixas de roda dianteiras, por exemplo, fazem parte do pacote. Ainda na frente, há saídas de ar.
Nas laterais, destaque para os puxadores das portas, que vêm do GT3 RS. As rodas (feitas de magnésio) são exclusivas e têm 20″ na frente e 21″ atrás. Respectivamente, calçam pneus 225/35 e 315/50. Os freios vêm, de série, em composto de cerâmica.
Indo para a parte traseira, mais modificações que vêm com o intuito de aperfeiçoar a aerodinâmica. Dentre elas, flap no spoiler traseiro, e, por fim, o logotipo da marca e o nome do modelo ficam estampados em tom dourado. Já a cobertura do motor tem grelha específica.
Menos peso
O pacote opcional Heritage Design Package (inspirado no modelo das pistas do 911 S dos anos 1960 e 1970) oferece carroceria na cor azul metálico Shore e rodas na cor branca Ceramica. Do lado de dentro, no entanto, O quadro de instrumentos e o relógio do pacote Chrono têm detalhes em verde. Há também assentos esportivos Plus, com ajuste em quatro posições. E, por fim, opção de assentos concha em plástico reforçado com fibra de carbono – para reduzir peso.
Ainda com a ideia de reduzir peso, esse mesmo material está presente no capô, portas, para-lamas dianteiros, gaiola anticapotamento, barra estabilizadora traseira e painel de reforço traseiro. A Porsche também removeu o sistema de esterçamento do eixo traseiro presente nas demais versões e colocou vidros mais leves e menos isolamento acústico a fim de obter mais leveza. A bateria de partida é de íons de lítio. Desse modo, o 911 S/T pesa 1.455 kg. São, portanto, 38 kg menos que o GT3 e 70 kg menos que o GT3 RS.
Mecânica
Herdado do GT3 RS, o motor do S/T é o 4.0 com seis cilindros opostos. Gera, a princípio, 525 cv de potência (a 8.500 rpm) e 47,9 mkgf, disponíveis a 6.300 giros. A Porsche decidiu dispensar a dupla embreagem e, no lugar, usa câmbio manual de seis relações. De acordo com a fabricante alemã, o novato tem embreagem exclusiva e volante de inércia mais leve.
Toda essa preocupação com peso, por fim, beneficiou o desempenho. Entre 0 e 100 km/h gasta-se 3,7 segundos. A velocidade máxima fica em 300 km/h. Para comparação, o GT3, por exemplo, tem 510 cavalos e realiza tal feito em 3,9 s. Entretanto, a máxima é de 320 km/h.
Em relação a preços, a marca divulgou valor de US$ 291.650 (pouco mais de R$ 1,420 milhão, na conversão direta). A fabricante, inclusive, anunciou que vai oferecer alguns exemplares do modelo no Brasil. As pré-vendas – ainda sem preço confirmado – começam neste segundo semestre. Entregas: 2024. E tem até relógio de pulso exclusivo em alusão ao modelo. Também limitado a 1.963 unidades, custa US$ 13.500 (R$ 66 mil).