No começo deste ano, a Porsche apresentou a linha 2024 do Cayenne no Brasil. O modelo, disponível nas carrocerias SUV e Coupé, chegou ao mercado com mudanças significativas no visual, mecânica e lista de equipamentos. Agora, as versões híbridas e-Hybrid e Turbo e-Hybrid entram em pré-venda. Os preços são de R$ 690 mil e R$ 1.1350,00, respectivamente.
Dessa forma, o Cayenne está disponível no mercado brasileiro em quatro versões de acabamento. O catálogo se completa com as configurações S e Turbo GT, com motores apenas a combustão. Esta última é oferecida apenas na configuração cupê.
Seja como for, de acordo com a Porsche, em dois anos toda a linha Cayenne será eletrificada. No entanto, haverá um período de transição. Portanto, as versões a combustão continuarão à venda por mais algum tempo. Assim, em algum momento haverá opções convencionais, híbridas e 100% elétricas.
Visual mudou
No visual, as mudanças feitas no Porsche Cayenne 2024 se concentraram na dianteira. Os faróis, por exemplo, ficaram mais finos e agora há tecnologia LED Matrix de fábrica de série. Já o HD-Matrix, que oferece dois módulos de alta definição e mais de 32 mil pixels por farol, é opcional. Além disso, o modelo ganhou novo capô, para-choques e para-lamas redesenhados.
Na traseira, as atualizações são mais sutis. Há mais vincos na tampa do porta-malas, que foi redesenhada Além disso, a fixação da placa agora é no para-choque. As lanternas, por sua vez, são tridimensionais. De acordo com a marca alemã, o Cayenne 2024 também trem três novas opções de cor. Ou seja: Algarve Blue Metallic, Montego Blue Metallic e Arctic Grey. Por fim, as rodas de liga leve podem ter 20, 21 ou 22 polegadas. O eixo traseiro também foi melhorado.
Cabine parecida com a do Taycan
Seja como for, a cabine mudou bastante em relação à da geração anterior. O destaque fica para as três grandes telas de alta resolução no painel. A primeira é o quadro de instrumentos curvo, de 12,6″. No centro, fica a do multimídia, de 12,3″, que traz os principais comandos do carro e conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. Por fim, a terceira tela fica na frente do passageiro da frente e tem 10,9″. Esta, assim como o head-up display, é opcional.
Assim, a cabine do Porsche Cayenne 2024 ficou parecida com a do elétrico Taycan. Até mesmo a alavanca de câmbio foi deslocada para perto do volante. Com isso, abriu mais espaço no console, assim como ocorre no modelo elétrico. No mais, o Cayenne 2024 também traz comandos ativados por voz, novos ajustes do ar-condicionado no console central, carregador de smartphone por indução e quatro portas do tipo USB-C. Há novidades ainda na iluminação ambiente, teto solar e sistema de qualidade de ar da cabine.
Porsche Cayenne tem motor V8 biturbo
No entanto, não foi só no visual e em conteúdo que o Cayenne mudou. Também há boas atualizações nos motores. No Brasil, o modelo está disponível em três configurações com o V8 4.0 biturbo, que entrou no lugar do V6 2.9 biturbo. Na versão S, de entrada, são 474 cv de potência (34 cv a mais) e 61,1 mkgf de torque. De acordo com a Porsche, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,7 segundos. Já a velocidade máxima é de 273 km/h.
Na versão de topo, Turbo GT, o V8 produz 650 cv e 86,7 mkgf. Como resultado, o carro pode acelerar de de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e chegar a 305 km/h. Vale lembrar que o Cayenne também está disponível em versão híbrida, que traz novidades no motor elétrico. Assim, oferece potência combinada de 477 cv. Conforme a Porsche, uma variante 100% elétrica vai ser lançada em breve.
Versões híbridas
No Cayenne e-Hybrid, o conjunto traz motor 3.0 V6 turbo de três cilindros, que gera 304 cv de potência. Além dele, há o elétrico de 176 cv. Juntos, entregam 470 cv. De acordo com a Porsche, a capacidade da bateria aumentou para 25,9 kWh. Dessa forma, apenas em modo elétrico o Cayenne híbrido pode rodar até 90 km. Além disso, o sistema de recuperação de energia também foi aprimorado.
Já no Caynne Turbo e-Hybrid, que conta com o V8 4.0 biturbo, são 739 cv de potencial. Segundo a marca, o modelo foi otimizado para melhorar ainda mais o desempenho. Como resultado, o carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e a velocidade máxima é de 305 km/h.
Cabe lembrar que as versões híbridas vêm de série com um carregador móvel de 11kW. De acordo com a Porsche, o tempo de carregamento é de pouco mais de 2 horas. Além disso, o comprador leva grátis a instalação do equipamento de carregamento.
Preços do Porsche Cayenne 2024
- Porsche Cayenne E-Hybrid: R$ 690.000 (R$ 720.000 na versão cupê)
- Cayenne S: R$ 810.000 (R$ 840.000 na versão cupê)
- Novo Cayenne Turbo E-Hybrid: R$ 1.135.000 (R$ 1.165.000 na versão cupê)
- Cayenne Turbo GT Coupé: R$ 1.385.000
Siga o Jornal do Carro no Instagram!