A Strasse, filial no Brasil da preparadora alemã Oettinger, traz para a clientela o Porsche Macan GTS Oettinger. O upgrade mecânico e estético da empresa segue a cartilha das configurações disponibilizadas na Alemanha. Em termos de valores, os “powerkits” – disponíveis para as versões 2.0, T, S e GTS – custam entre R$ 29.900 e R$ 69.900.
Na estética, a princípio, a versão Oettinger do Macan se diferencia por uma sutil linha na cor prata, que fica abaixo do nome do carro (colado na tampa do porta-malas) e uma plaqueta no console central. No mais, os modelos mexidos pela Oettinger prometem mais rapidez. Na configuração GTS, o Macan vai da inércia aos 100 km/h em 4,2 segundos e tem velocidade máxima de 277 km/h. Nos dados de fábrica, são 4,5 segundos e 272 km/h no modelo convencional.
Isso se deve aos números de potência e torque. Assim, o Macan GTS sobe de 440 cv de potência e 56,1 mkgf para, respectivamente, 530 cv e 66,3 mkgf na versão preparada. Só este último, antes de tudo, sobe quase 20% na comparação com a configuração original do SUV.
Mecânica
Dentre as mudanças feitas pela Oettinger, estão alterações no gerenciamento de motor, câmbio, tração e refrigeração. Dessa forma, além de maior pressão da turbina e injeção de combustível, outras alterações buscam otimizar a experiência, mas sem perder a durabilidade do conjunto original.
Da mesma forma, de acordo com a Strasse, o gerenciamento de trocas de marcha do câmbio (PDK de 7 marchas) apresenta modificações. Assim, permite adequar a nova curva de torque e potência. O controle de tração, por sua vez, passa por ajustes, bem como, o gerenciamento de refrigeração (funcionamento de ventoinha).
A tropicalização exige mudanças no veículo, como aplicação de configurações específicas nos motores que rodam no Brasil para se adequarem à gasolina nacional. E com o Macan Oettinger, entregue no País pela Strasse, não foi diferente.
Como é a compra?
Os clientes da Strasse que estiverem interessados precisam ter em mente tanto a oscilação de preços quanto a demora na entrega do produto (que pode chegar a 2 anos). Segundo a empresa, existe a opção de comprar os carros prontos com alterações da Oettinger – sob encomenda. Desse modo, há alterações no valor conforme os opcionais do carro base e também o conteúdo adicionado. Tudo pode variar de acordo com a tabela e disponibilidade da Porsche.
Por fim, para quem já possui um Porsche Macan, fica mais fácil. O tempo entre a compra e a instalação do powerkit leva entre duas e três semanas. O serviço é feito em São Paulo (capital) e tem garantia de até 2 anos. O valor da conversão tem a possibilidade de pagamento em até 10x sem juros no cartão de crédito.