Depois de trazer ao Brasil a versão Turbo E-Hybrid no fim do ano passado, a Porsche confirmou o lançamento de duas novas configurações do Panamera para o mercado brasileiro: a 4 E-Hybrid e a 4S E-Hybrid. As duas são híbridas plug-in e trazem baterias maiores e mais eficientes, se diferenciando pela faixa de potência.
Os carros trazem motor 2.9 V6 biturbo combinado a um motor elétrico de 190 cv e 45,9 mkgf de torque. No 4 E-Hybrid, o V6 rende 304 cv, totalizando uma entrega de 470 cv e 66,3 mkgf do conjunto híbrido. Desse modo, acelera até os 100 km/h em 4,1 segundos e atinge velocidade máxima de 280 km/h.
Já o 4S E-Hybrid extrai 353 cv do motor a gasolina, o que eleva a potência total do conjunto para 544 cv. O toque combinado, por sua vez, é de 76,5 mkgf. Assim, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 3,7 segundos e a máxima chega a 290 km/h. Em ambos os casos, a transmissão é a conhecida PDK de dupla embreagem e oito marchas.
O que muda no novo Porsche Panamera
Em relação à geração anterior, o novo Panamera híbrido tem autonomia elétrica maior, velocidade de carregamento mais rápida, respostas mais afiadas do acelerador e melhor desempenho geral, de acordo com a Porsche.
A nova bateria de 25,9 kWh oferece cerca de 45% de capacidade extra, por exemplo. Ao mesmo tempo, o novo carregador de 11 kW reduz o tempo de carregamento para 2h39. Com uma recuperação de até 88 kW, o motor elétrico também contribui para a autonomia elétrica significativamente maior dos Panamera E-Hybrid.
Além disso, o sedã esportivo traz quatro modos de condução. Dessa forma, é possível ajustar a eficiência do conjunto em relação à recuperação de energia. Assim o carro oferece uma condução mais eficiente na cidade, mas não tem o desempenho afetado quando precisa de mais potência.
Outro destaque é a suspensão a ar adaptativa Porsche Active Ride, incluindo amortecedores de duas válvulas. O sistema combina tração e alto desempenho em curvas, absorvendo os movimentos da carroceria causados pelas imperfeições da estrada. Também tem a função de aumentar e baixar a altura da carroceria ao entrar e sair do carro.
A Porsche ainda não divulgou os preços ou a data de início da pré-venda, mas as novas versões do Panamera chegam apenas no segundo semestre deste ano.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!