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Novo Porsche Macan é só elétrico, tem dois motores e 640 cv
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Novo Porsche Macan é só elétrico, tem dois motores e 640 cv

Nova geração do Porsche Macan tem duas versões de acabamento; SUV passou por aprimoramentos visuais e ganhou tecnologia extra

Vagner Aquino, especial para o Estadão

26 de jan, 2024 · 5 minutos de leitura.

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Porsche
Macan 4 atinge 220 km/h de velocidade máxima; no Turbo são 260 km/h
Crédito:Porsche/Divulgação

Para quem duvida que a eletrificação chegou para ficar, está aí mais uma prova. A Porsche acaba de lançar, na Alemanha, a segunda geração do Macan, que é movida apenas por baterias. Com previsão de chegar ao Brasil no segundo semestre deste ano, o SUV tem duas versões de acabamento. Por ora, conviverá com as configurações a combustão, que, segundo rumores que circulam no mercado, sairão de linha até o fim do ano. Porém, a Porsche informa que não há perspectiva de encerramento da produção das opções com motores térmicos



O primeiro SUV elétrico da marca alemã é novo desde a plataforma, a Premium Platform Electric (PPE), que também é usada pela Audi – ambas as fabricantes pertencem ao Grupo Volkswagen. No portfólio, oferece as versões 4 e Turbo. Sim, a marca quis manter este sobrenome mesmo sem existir o turbocompressor na parte mecânica do carro, já que trata-se de um elétrico.

Porsche/Divulgação
Versão 4 (à esq.) e versão Turbo (à dir.) (Porsche/Divulgação)

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Em ambas as configurações, o Macan traz tração integral. Assim, tem dois motores elétricos (um no eixo traseiro e outro no dianteiro). Todavia, enquanto a versão 4 despeja 408 cv e 66,3 mkgf de torque máximo, a Turbo conta com 640 cv e 115,2 mkgf. Respectivamente, têm tempo entre 0 e 100 km/h de 5,2 segundos e 3,3 s.

Porsche/Divulgação
Porsche Macan tem rodas de até 22″ (Porsche/Divulgação)

Ambas as versões de acabamento usam a mesma bateria: 100 kWh. Mas a autonomia fica em 613 km no Macan 4 e 591 km no Turbo. Dados de acordo com o ciclo europeu WLTP. A marca afirma que há capacidade de carregar entre 10% e 80% das baterias em apenas 21 minutos – isso, em carregadores de alta potência de até 270 kW.


Porsche/Divulgação
Para-choques têm desenho diferente de acordo com a versão (Porsche/Divulgação)

Design, medidas e itens de série

O concorrente de BMW iX3, Ford Mustang Mach-E e Mercedes-Benz EQE SUV, a princípio, continua apostando na silhueta SUV com ares de cupê, com teto levemente caído na parte traseira. Na frente, destaque para os faróis divididos em duas partes – DRL acima e faróis principais na parte de abaixo. Na traseira, as lanternas ficam interligadas e atravessam toda a tampa do porta-malas – que leva até 540 litros. Ainda em medidas, o carro tem 4,78 m de comprimento, 1,94 m de largura, 1,62 m de altura e 2,89 m de entre-eixos (8,6 centímetros maior que a geração anterior). Detalhes nos para-choques mudam de uma versão para outra.

Porsche/Divulgação
Interior tem 3 telas na dianteira (Porsche/Divulgação)

No interior, por fim, destaque para o quadro de instrumentos digital com tela de 12,6 polegadas, central multimídia com 10,9″ e o inédito head-up display (projeta imagens do quadro de instrumentos no para-brisa, com tecnologia de realidade aumentada). Tem, ainda volante multifuncional e tela para o passageiro dianteiro. Opcional, mede também 10,9″.

Atualizada em 29/1 às 11h47

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.