A Porsche enfim revelou por completo o Taycan, seu primeiro modelo totalmente elétrico. O esportivo foi mostrado com muita pompa na Alemanha, mas a marca realizou eventos concomitantes no Canadá e na China. O Taycan foi mostrado em duas versões, Turbo e Turbo S.
A despeito dos motores elétricos, a nomenclatura segue a usada nos demais modelos da Porsche. Segundo a marca, o sedã elétrico será posicionado entre as versões mais caras de Panamera e Cayenne. Pudera, o Taycan mais em conta custará na Europa cerca de 160 mil euros. No Brasil, o posicionamento deverá ser semelhante, com o modelo custando cerca de R$ 1 milhão.
Os preços oficiais para o mercado brasileiro, no entanto, ainda serão revelados pela marca. As encomendas no Brasil serão abertas no primeiro semestre de 2020 e as entregas começarão na segunda metade do ano.
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PORSCHE/DIVULGAÇÃO
Taycan poderoso
A versão Turbo tem dois motores elétricos que entregam 680 cv e 85,6 mkgf. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e chega aos 260 km/h. Já a versão Turbo S entrega 761 cv e 101 mkgf às quatro rodas. A potência extra baixa o tempo de aceleração para 2,8 segundos. A velocidade máxima se mantém. O modelo usa uma transmissão de duas marchas no eixo traseiro. A configuração é pouco usual em elétricos e, segundo a marca, garante acelerações mais rápidas e velocidades máximas mais altas que a de outros elétricos.
A versão Turbo tem autonomia de 450 quilômetros no ciclo europeu de testagem. O Taycan Turbo S roda um pouco menos: 417 quilômetros. As baterias têm capacidade de 93 kWh e o modelo usa sistema de 800W. O modelo também aceita recargas em até 270 kW, de alta potência. Nesse modo, o Taycan pode recuperar até 100 quilômetros de autonomia em cinco minutos plugado.
O acabamento segue o padrão da marca e é de boa qualidade. Há ampla oferta de configurações e o Taycan pode receber revestimentos de couro, madeira, metal e até uma opção totalmente sintética, sem nenhum couro na cabine.
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Bem equipado
De série, há itens triviais para um carro dessa faixa de preço. Ar-condicionado automático de quatro zonas, e um inédito painel com telas sensíveis ao toque estão entre os itens oferecidos. O modelo ainda pode receber uma inédita tela sensível ao toque à frente do passageiro da frente. Ela pode mostrar as mesmas informações da tela central e permite que o passageiro interaja melhor com sistemas de entretenimento e GPS enquanto o motorista conduz o carro. Além disso, ela mantém todas as funções com o carro em movimento, enquanto a tela central pode ter alguns comando bloqueados se o carro andar.
À frente do motorista, outra tela exibe velocímetro, uso de carga e também pode mostrar informações do GPS e multimídia. O desenho é semelhante ao de outros Porsche, mas a tela é totalmente configurável e pode mostrar um mapa por inteiro, por exemplo.
Nas bordas do display estão comandos de faróis de um lado e de funções dinâmicas do carro do outro. Os botões também são sensíveis ao toque. Já a alavanca de câmbio foi deslocada para o painel.
Isso liberou espaço no console central para outra tela. Ela controla o ar-condicionado e pode servir para inserção de letras de um endereço no GPS por meio de desenhos na tela. A interface é semelhante à usada pela Audi em modelos mais recentes, como o Q8.
O visual chama atenção pela semelhança com os conceitos mostrados antes da apresentação. O Taycan tem linha de cintura alta e perfil baixo. Segundo a Porsche, a posição de dirigir é próxima da encontrada no esportivo 911. Atrás há uma barra luminosa de LED que atravessa a traseira. Na frente, os faróis são ligeiramente mais horizontais que o de outros Porsche, mas a silhueta é facilmente identificável como um modelo da marca alemã.