Você está lendo...
Porsche revela seu primeiro elétrico Taycan
Notícias

Porsche revela seu primeiro elétrico Taycan

Primeiro sedã elétrico da marca foi mostrado em duas versões com potência de até 761 cv. Taycan acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos

Igor Macário, de Neuhardenberg, Alemanha

04 de set, 2019 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

taycan
PORSCHE TAYCAN
Crédito:PORSCHE/DIVULGAÇÃO

A Porsche enfim revelou por completo o Taycan, seu primeiro modelo totalmente elétrico. O esportivo foi mostrado com muita pompa na Alemanha, mas a marca realizou eventos concomitantes no Canadá e na China. O Taycan foi mostrado em duas versões, Turbo e Turbo S.

A despeito dos motores elétricos, a nomenclatura segue a usada nos demais modelos da Porsche. Segundo a marca, o sedã elétrico será posicionado entre as versões mais caras de Panamera e Cayenne. Pudera, o Taycan mais em conta custará na Europa cerca de 160 mil euros. No Brasil, o posicionamento deverá ser semelhante, com o modelo custando cerca de R$ 1 milhão.

Os preços oficiais para o mercado brasileiro, no entanto, ainda serão revelados pela marca. As encomendas no Brasil serão abertas no primeiro semestre de 2020 e as entregas começarão na segunda metade do ano.

Publicidade


—————— LEIA MAIS——————

taycan

PORSCHE/DIVULGAÇÃO


Taycan poderoso

A versão Turbo tem dois motores elétricos que entregam 680 cv e 85,6 mkgf. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e chega aos 260 km/h. Já a versão Turbo S entrega 761 cv e 101 mkgf às quatro rodas. A potência extra baixa o tempo de aceleração para 2,8 segundos. A velocidade máxima se mantém. O modelo usa uma transmissão de duas marchas no eixo traseiro. A configuração é pouco usual em elétricos e, segundo a marca, garante acelerações mais rápidas e velocidades máximas mais altas que a de outros elétricos.

A versão Turbo tem autonomia de 450 quilômetros no ciclo europeu de testagem. O Taycan Turbo S roda um pouco menos: 417 quilômetros. As baterias têm capacidade de 93 kWh e o modelo usa sistema de 800W. O modelo também aceita recargas em até 270 kW, de alta potência. Nesse modo, o Taycan pode recuperar até 100 quilômetros de autonomia em cinco minutos plugado.

O acabamento segue o padrão da marca e é de boa qualidade. Há ampla oferta de configurações e o Taycan pode receber revestimentos de couro, madeira, metal e até uma opção totalmente sintética, sem nenhum couro na cabine.


Bem equipado

De série, há itens triviais para um carro dessa faixa de preço. Ar-condicionado automático de quatro zonas, e um inédito painel com telas sensíveis ao toque estão entre os itens oferecidos. O modelo ainda pode receber uma inédita tela sensível ao toque à frente do passageiro da frente. Ela pode mostrar as mesmas informações da tela central e permite que o passageiro interaja melhor com sistemas de entretenimento e GPS enquanto o motorista conduz o carro. Além disso, ela mantém todas as funções com o carro em movimento, enquanto a tela central pode ter alguns comando bloqueados se o carro andar.

À frente do motorista, outra tela exibe velocímetro, uso de carga e também pode mostrar informações do GPS e multimídia. O desenho é semelhante ao de outros Porsche, mas a tela é totalmente configurável e pode mostrar um mapa por inteiro, por exemplo.


Nas bordas do display estão comandos de faróis de um lado e de funções dinâmicas do carro do outro. Os botões também são sensíveis ao toque. Já a alavanca de câmbio foi deslocada para o painel.

taycan
PORSCHE/DIVULGAÇÃO

Isso liberou espaço no console central para outra tela. Ela controla o ar-condicionado e pode servir para inserção de letras de um endereço no GPS por meio de desenhos na tela. A interface é semelhante à usada pela Audi em modelos mais recentes, como o Q8.


O visual chama atenção pela semelhança com os conceitos mostrados antes da apresentação. O Taycan tem linha de cintura alta e perfil baixo. Segundo a Porsche, a posição de dirigir é próxima da encontrada no esportivo 911. Atrás há uma barra luminosa de LED que atravessa a traseira. Na frente, os faróis são ligeiramente mais horizontais que o de outros Porsche, mas a silhueta é facilmente identificável como um modelo da marca alemã.

taycan
PORSCHE/DIVULGAÇÃO
Deixe sua opinião