Não é só no Brasil que a criminalidade assusta a população. Na Alemanha, um caso recente chamou atenção e se espalhou pela internet. Um Porsche Taycan Cross estacionado na rua teve os faróis arrancados na cidade de Dusseldorf.
Apesar de ser incomum o assalto a mão armada, os bandidos do país europeu procuram itens de fácil remoção para a prática de furtos a fim de vendê-los a receptadores. Neste caso em específico, os ladrões cortaram o capô e os para-lamas para arrancar os faróis do Porsche, que têm tecnologia LED Matrix – combina todas as opções de luzes e automatização em um só componente. Afinal, a remoção dos painéis da carroceria para alcançar a fiação dos faróis levaria muito mais tempo e, consequentemente, chamaria a atenção dos transeuntes e da polícia.
Nos Estados Unidos, por exemplo, a unidade desses faróis custa quase US$ 4.500 (pouco mais de R$ 22 mil, na conversão direta). No Brasil, onde esse crime também acontece, há relatos de peças vendidas em autorizadas por quase R$ 50 mil. Lembrando que, geralmente, o seguro cobre esse tipo de sinistro. No caso relatado, no entanto, o proprietário certamente terá um custo maior, afinal, o veículo foi bastante avariado.
Que carro é esse?
Para quem não sabe, ou não se lembra, o Taycan é o primeiro carro totalmente elétrico da Porsche. Sua versão perua, chamada de Taycan 4 Cross Turismo, foi lançada no começo de outubro de 2021 no Brasil.
O modelo tem dois motores elétricos (um em cada eixo, por isso, a tração é 4×4) que geram potência equivalente a 380 cv. Com o uso do Overboost, a potência sobe para 476 cv. Tem 51 mkgf de torque. Nesse sentido, a Porsche afirma que o carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos e atingir velocidade máxima de 220 km/h. Sua autonomia pode chegar a 272 km de acordo com o PBEV, aferido pelo Inmetro.
Em dimensões o Taycan 4 Cross Turismo tem 4,97 metros de comprimento, 1,97 m de largura, 1,41 m de altura e 2,90 m de entre-eixos. Por fim, o modelo tem rodas de 21 polegadas calçadas com pneus 265/35 na frente, e 305/30 na traseira.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!