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Primeira picape híbrida feita no Brasil é da GWM; veja detalhes
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Primeira picape híbrida feita no Brasil é da GWM; veja detalhes

GWM promete iniciar produção da picape com sistema híbrido flex em sua fábrica no interior de São Paulo em maio de 2024

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

30 de abr, 2023 · 5 minutos de leitura.

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GWM Poer
Fábrica da GWM no Brasil deve iniciar operações em maio
Crédito:GWM/Divulgação

Por mais que o mercado de veículos no Brasil esteja longe de atingir números da década passada, quando ultrapassava as 3 milhões de unidades vendidas por ano, ainda há muita montadora olhando para cá. A GWM é um bom exemplo disso. Afinal, já chegou comprando a antiga fábrica da Mercedes-Benz, em Iracemápolis (SP), e apostando forte em eletrificação. Hoje, já tem três versões do SUV Haval H6 (foto abaixo) à venda. Mas esse portfólio vai crescer. Afinal, a fabricante acaba de confirmar sua primeira picape feita no País.

GWM
GWM/Divulgação

O modelo vai chegar com o status de ser a primeira picape híbrida feita no Brasil. Afinal, a Ford Maverick híbrida é importada. Batizado de Poer (leia-se: póuer), o motor a combustão vai ser flex. Ou seja, diferentemente da picape da marca norte-americana, poderá ser abastecida tanto com gasolina quanto etanol. Trata-se do primeiro modelo da marca chinesa com essa tecnologia.

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Na fábrica, o desenvolvimento segue a todo vapor. Afinal, é preciso adequar os projetos às preferências do brasileiro. Assim como às condições de rodagem do País. Por isso, a marca informa que motor e os sistemas de suspensão, direção e conectividade, por exemplo, têm desenvolvimento específico.

Assim, a nova concorrente de modelos como Toyota Hilux, Chevrolet S10 e companhia vai ter dois motores elétricos, sendo um em cada eixo, além do 2.0 turbo flex. Não há dados de potência, por exemplo. Afinal, a picape ainda está em fase de desenvolvimento. Seja como for, a tração 4×4 é algo praticamente mandatório nesse tipo de carro. Portanto, virá também na picape da GWM.

Great Wall
GWM/Divulgação

Produção em 2024

De acordo com a GWM, a fábrica paulista, que é a maior da empresa no Ocidente, só vai começar a produzir daqui a um ano. Ou seja, no dia 1° de maio de 2024. Entretanto, o projeto de modernização e ampliação da linha de montagem e da capacidade instalada já está em andamento.

Nesse sentido, a primeira fábrica do Brasil dedicada exclusivamente à produção de veículos híbridos e elétricos, terá capacidade para produzir 100 mil unidades por ano. Como resultado, deve gerar cerca de 2.000 empregos diretos. A meta é que planta produza veículos híbridos convencionais, híbridos plug-in, 100% elétricos e até mesmo a célula a hidrogênio.

GWM
GWM/Divulgação

Com o objetivo de exportar veículos eletrificados para toda a América Latina, a unidade brasileira da GWM é fruto de investimentos de R$ 10 bilhões. Conforme a empresa, esse montante inclui a ampliação da fábrica, contratação de colaboradores e início da produção de dois modelos. Ou seja, a Poer e um SUV, feito sobre a mesma plataforma.

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