Um carro muito conhecido do público brasileiro acaba de ganhar versão totalmente elétrica na Europa. Lembra do Astra? O modelo foi vendido no Brasil entre 1994 e 2011 sob a marca da Chevrolet, mas segue vivo no velho continente como Opel. Lá, ganhou uma nova geração bastante moderna e com arquitetura da Peugeot. É que a ex-subsidiária alemã da GM agora pertence ao grupo Stellantis, que abriga Fiat, Jeep, PSA Peugeot Citroën, entre outras.
Dessa forma, o Opel Astra Eletric se vale pega emprestado do “primo” Peugeot e-308 o conjunto elétrico com motor de 156 cv (115 kW) de potência e 27,5 mkgf de torque. Ele fica posicionado sobre o eixo dianteiro. A bateria tem 54 kWh de capacidade e entrega autonomia de 416 km (ciclo europeu WLTP) com a carga completa. Enquanto muitos elétricos têm a velocidade máxima limitada a até 150 km/h, o Astra alcança 170 km/h.
Para recarregar as baterias, o Astra elétrico suporta até 100 kW de potência em corrente direta, o que permite recuperar de zero a 80% da carga em cerca de meia hora. Além disso, é possível plugá-lo à corrente alternada, em um carregador de 11 kW que vem de série.
Interior do Astra elétrico é sóbrio
Por dentro, o Opel Astra Eletric repete o design sóbrio das demais versões, com painel de linhas horizontais e duas telas de 10 polegadas. Elas são conectadas por uma moldura e abrigam o quatro de instrumentos e a central multimídia. O espaço do porta-malas é de bons 422 litros, volume bem maior que os 290 litros do Chevrolet Cruze RS, por exemplo. Eventualmente, quem quiser mais espaço poderá optar pela versão perua Astra Sports Tourer Electric, com 516 litros no bagageiro.
Prometido desde o lançamento da atual sexta geração, em 2021, o Astra elétrico estará disponível para os europeus a partir do primeiro semestre de 2023. Os rivais diretos são o Volkswagen ID.3, o Renault Megane Electric, bem como o próprio Peugeot e-308. Além disso, as demais opções a combustão e híbridas do Astra seguem disponíveis. Por outro lado, se você tem saudades do “Astrão”, as notícias não são boas. Não há planos da Stellantis de trazer a Opel ao Brasil, embora a marca esteja presente em outros países da América Latina.