A chinesa Aito, uma parceria entre a Huawei e a Seres, apresentou seu primeiro SUV de seis lugares, o M9. Lançado na China no último dia 26 de dezembro, sua pré-venda por lá já começou, e chegará ao Brasil ainda este ano, sem uma data já definida. O modelo vem recheado, bem como também várias telas, e até mesmo um projetor de cinema. Além disso, o veículo conta com a mais recente tecnologia da Huawei, por exemplo.
A dianteira conta com faróis de LED de alta tecnologia, que remetem ao sedã Luxeed S7 da Huawei, por exemplo. Faróis com matriz adaptativa podem identificar pedestres e demais veículos, enquanto um projetor pode transformar qualquer superfície plana numa tela de 100 polegadas, por exemplo.
Por dentro, o painel de instrumentos mede 12,3 polegadas, a multimídia central tem 15,6 polegadas e a tela do passageiro dianteiro de 16 polegadas, são combinadas com um head-up display de 75 polegadas. Além disso, há também quatro tablets para cada um dos passageiros traseiros, além do projeto a laser. Todos utilizam o sistema operacional HarmonyOS 4 da Huawei, no entanto.
Todos os seis assentos são elétricos, e a maioria tem até 14 posições diferentes, com aquecimento e ventilação, formando até uma cama de casal, por exemplo. Sobre tamanho e espaço, o SUV não poupa números: maior que um BMW X7, mede 5.23 metros de comprimento, 1.99 metro de largura, 1.80 metro de altura e um gênero entre-eixos de 3.11 metros.
Entretanto, se você preferir divertir-se no carro, o M9 também tem seus pontos fortes. Na cabine há um projetor a laser e uma tela retrátil de 32 polegadas, permitindo aos passageiros assistirem filmes, jogarem videogame e demais funções, por exemplo. O painel do M9 lembra a hipertela usada pela Mercedes, com um trio de displays.
Aito M9 tem opções de motorização BEV e EREV
Outro fato sobre o M9, é o modelo ter duas opões de motorização: uma totalmente elétrica, e outra com um extensor de alcance. A versão BEV tem dois motores elétricos, que juntos produzem 530 cv, com uma bateria de 97,7 kWh, e autonomia de 630 km. Já a outra versão, EREV, conta com um motor 1.5 turbo, e outros dois elétricos, com potência combinada de 496 cv. Nesse caso, com a bateria totalmente carregada e um tanque cheio de gasolina, a autonomia é de até 1.402 km.
Feito pela Seres, e com o trem de força elétrico fornecido pela Huawei, bem como sensores, tecnologia embarcada, etc, o M9 estará posicionado acima dos SUVs M5 e M7, por exemplo. Além disso, compete diretamente com nomes como Mercedes-Benz GLS e o próprio BMW X7. Por fim, fontes revelaram que o modelo já recebeu 54.000 encomendas desde o início das pré-vendas, revelando o grande interesse do público, por exemplo.
O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!