Quase todas as montadoras no mundo estão anunciando planos para eletrificar seus veículos nos próximos anos. Entretanto, a Rolls-Royce ainda não tem uma estratégia declarada. A marca simbolizada pelo “Espírito do Êxtase” não disse quando vai abandonar os motores a combustão.
Contudo, segundo reportagem da britânica Autocar, a Rolls-Royce vai virar a chave dos elétricos daqui a um ano. A marca vai lançar em 2022 o Silent Shadow, seu primeiro carro movido por baterias. O modelo será baseado no BMW i7, que também estreia no próximo ano.
Ajudinha da BMW
Para lançar seu carro elétrico, a Rolls-Royce vai contar com a experiência da BMW acumulada ao longo dos últimos 7 anos com a linha “i”. Lançado em 2013, o i3 foi o primeiro automóvel da marca bávara alimentado com eletricidade. No entanto, a britânica vai partir para a eletrificação completa.
Isso significa que a Rolls-Royce vai pular a fase de hibridização. Ou seja, quando abandonar os motores a combustão, o que vai ocorrer ainda nesta década no continente europeu, a fábrica inglesa de extremo luxo vai evoluir sua gama diretamente para carros 100% elétricos.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seCarro ainda está em desenvolvimento
O primeiro carro elétrico da Rolls-Royce está atualmente na fase de desenvolvimento. Por isso, pode receber uma bateria com capacidade superior a 100 kWh, o que deverá garantir ao modelo de alto luxo uma autonomia superior a 500 km com apenas uma carga completa.
Segundo a Autocar, o sedã elétrico da Rolls-Royce terá a carroceria feita inteiramente de alumínio. Além disso, as configurações de motor e bateria deverão ser iguais às do BMW i7 e do futuro SUV iX. Sendo assim, o Silent Shadow terá opções de tração traseira ou integral (4×4).
O Rolls-Royce Silent Shadow vai rivalizar com outros elétricos de luxo que estão a caminho, em especial o primeiro elétrico da Bentley, que também está no forno. Já o BMW i7 será rival do Mercedes-Benz EQS sedan, que fará sua estreia nos próximos meses.