A Toyota colocou para leilão a primeira unidade da nova geração do Supra. O modelo que foi apresentado pela primeira vez no Salão de Detroit, nos Estados Unidos, arrecadou US$ 2,1 milhões – cerca de R$ 8 milhões. Todo o dinheiro arrecadado irá para a caridade.
Batizado de Global#1, o exemplar tem numeração de VIN 20201 – em alusão ao “Supra 2020”, como está sendo chamado. Por fora, ele tem pintura em cinza fosco batizada de “Phantom Matte” e capas dos espelhos em vermelho brilhante. As rodas foram finalizadas em um tom de preto fosco também. Por dentro, couro vermelho nos assentos, volante e console central, além de apliques de fibra de carbono.
O modelo foi leiloado durante um evento da Barrett-Jackson, uma das maiores casas de leilão especializada em carros, em Scottdale, nos EUA. O dinheiro arrecadado será doado para a American Heart Association (AHA) e a Bob Woodruff Foundation (BWF). A primeira é focada em pesquisas sobre doença do coração e a segunda em ajudar a veteranos de guerra.
O sortudo comprador do leilão também recebeu como parte do pacote um macacão de corrida e dois ingressos VIP para uma prova da Nascar (a Stock Car americana) patrocinada pela marca japonesa. Além disso, poderá dirigir o carro madrinha e ganhará voltas como passageiro no carro de um dos pilotos Toyota da categoria.
Toyota Supra
O motor do Toyota Supra é um seis cilindros em linha de 3,0 litros turbinado com 340 cv. Ele é o mesmo do BMW Z4 – os dois carros foram desenvolvidos juntos. O câmbio é automático de oito marchas, que envia força às rodas traseiras.
Segundo a Toyota, o Supra acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos. Para melhorar o desempenho, o modelo tem suspensão adaptativa, diferencial traseiro ativo e controle de largada de série em todas as versões.
Para o mercado japonês, além do motor seis cilindros, haverá uma versão equipada com um propulsor quatro cilindros de 2 litros, turbo. Também fornecido pela BMW, esse motor menor terá duas opções de potência: 262 cv e 200 cv.
BÔNUS: CARROS IGUAIS, MARCAS DIFERENTES
LANCIA MUSA
Está reconhecendo o monovolume da foto? Pois está é a Lancia Musa, a versão da Lancia para a conhecida Fiat Idea. Ela era bem mais luxuosa e tinha alguns retoques visuais em relação ao modelo que conhecemos. Por dentro, tinha veludo e direito a couro creme nos bancos. Que tal?
FIAT IDEA
A Fiat Idea europeia, aliás, era um bocado diferente da brasileira. Embora o visual fosse parecido, a plataforma era diferente e o interior também. O modelo europeu tinha alavanca de câmbio elevada e mostradores no centro do painel, por exemplo. Aqui, base e interior eram do Palio.
LINCOLN MKX
A primeira geração do MKX era nada mais que uma versão redesenhada do Ford Edge. Motores e câmbio eram os mesmos, mas o Lincoln tinha um visual mais "clássico", por assim dizer.
CITROËN C1
A PSA e a Toyota se uniram para criar modelos de entrada para todas as marcas. Daí nasceram os Citroën C1, Peugeot 108 e Toyota Aygo. Todos compartilhavam a base mecânica da Toyota, mas tinham particularidades visuais.
TOYOTA AYGO
Recentemente a parceria terminou para os compactos. As marcas vão continuar trabalhando juntas, mas em modelos comerciais daqui para frente.
PEUGEOT 108
.
OPEL INSIGNIA
Remanescente dos tempos que a Opel era da GM, a americana Buick começou a colocar seus emblemas no Insignia europeu e vendê-lo como Buick Regal nos Estados Unidos.
BUICK REGAL
Até a versão perua foi levada, assim como para a Austrália, onde ganhou emblemas da Holden. No entanto, a compra da Opel pela PSA deve mudar o futuro desses modelos.
SKODA CITIGO
Bem conhecido dos brasileiros, o VW Up! também rendeu "filhotes" na Europa. Skoda e Seat, ambas do grupo VW, fizeram suas versões para o carrinho. Da Tchéquia, a Skoda fez o Citigo, com o mesmo motor 1.0 de três cilindros.
SEAT MII
Já os espanhóis fizeram o Mii, também com a mesma base mecânica.