Nos últimos dias, o Jornal do Carro publicou os desenhos industriais do novo SUV elétrico da Volvo, que substituirá o atual XC90. Pois, agora, surgem projeções do modelo de luxo, que será revelado ainda neste ano. Ele mantém o estilo da marca sueca, mas traz linhas mais estreitas e modernas, sobretudo nas lanternas, agora em formato de “C” que lembram parênteses. Por enquanto, não há imagens da cabine, mas é certo que será feita com materiais recicláveis e terá novas tecnologias de conectividade.
Em relação ao visual, o novo SUV traz elementos diferentes. Na dianteira, por exemplo, os faróis são mais finos e a grade frontal é “fechada”, uma vez que o SUV será puramente elétrico. Além disso, outros destaques incluem o para-choques remodelado, com entradas de ar na parte inferior e nas laterais, bem como as maçanetas embutidas. Atrás, como dissemos, as lanternas terão novo formato de ponta a ponta, mas sem iluminação central. Vale destacar que o conjunto óptico terá extensões verticais que contornam o vigia.
Com estreia prevista para 2024, o SUV grande de luxo terá uma evolução da atual plataforma SPA (Scalable Platform Architecture), que deve ampliar o espaço interno com o fim das versões híbridas plug-in (PHEV). Isso vai acontecer pois as baterias sairão da posição atual, entre os bancos dianteiros. Dessa forma, o espaço da cabine ficará maior.
Outro nome?
Tal como contamos no JC, o sucessor do XC90 pode ser o primeiro modelo da marca sueca a receber um novo nome, já que a Volvo deixará de usar códigos que combinam letras e números. Ao que parece, pode se chamar Embla, já registrado pela marca. Além disso, há a opção EXC90. No entanto, continuaria a ter o nome atual, o que é menos provável.
Vale lembrar que o CEO da Volvo, Hakan Samuelsson, foi quem sugeriu que o nome do novo SUV começará com uma vogal. Da mesma forma, ele confirmou que o XC90 vai passar por mais uma renovação antes de sair de linha. Portanto, é possível que o SUV atual ainda esteja à venda quando o seu sucessor chegar às lojas.
Condução autônoma nível 3?
Por ora, nada está confirmado. Mas espera-se que o novo SUV elétrico venha com o que há de mais tecnológico no mercado. Por isso, deve adotar os radares LiDAR (Light Detection and Ranging ou detecção de luz e alcance). Com estes sensores, é possível fazer a leitura em 3D dos objetos ao redor. Dessa forma, o XC90 poderá ter nível 3 de condução autônoma. Ou seja, o modelo será quase capaz de dirigir sem motorista.
Em conjunto, haverá diversas câmeras e sensores ao redor do carro. Importante dizer que a Volvo pretende vender carros 100% elétricos até 2030. Portanto, o SUV faz parte do novo planejamento estratégico da marca sueca.