Você está lendo...
Nova geração do Volvo XC90 tem imagens de patentes publicadas na Europa
Mercado

Nova geração do Volvo XC90 tem imagens de patentes publicadas na Europa

Sucessor do Volvo XC90 surge com visual renovado, sistema totalmente elétrico e terá condução autônoma nível 3; SUV de luxo estreia em 2024

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

15 de ago, 2022 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Volvo XC90 elétrico
Novo EX90 terá plataforma atualizada e novo sistema de segurança avançado
Crédito:Reprodução

O departamento europeu de patentes publicou as primeiras imagens da nova geração do Volvo XC90, que será totalmente elétrico. Com estreia prevista para 2024, o SUV de luxo terá uma evolução da atual plataforma SPA (Scalable Platform Architecture), que deve ampliar o espaço interno com o fim das versões plug-in hybrid (PHEV). Na geração atual, que ganhou melhorias agora no meio do ano no Brasil, o utilitário usa motor a combustão combinado a um conjunto elétrico que tem as baterias instaladas em posição vertical, entre os bancos dianteiros. Ou seja, a eletrificação completa vai liberar espaço na cabine.

Além das mudanças mecânicas, as patentes mostram a adoção de um visual atualizado. No entanto, o SUV mantém elementos do conceito Recharge, apresentado em 2021. Por isso, pode ser o primeiro modelo da marca sueca a receber novo batismo. Ao que parece, o utilitário pode se chamar Embla ou EXC90, mas até o momento não há confirmações. O que se sabe é que ele pode ser revelado ainda neste ano, no último trimestre.

Publicidade


Vale lembrar que, de acordo com o CEO da Volvo, Hakan Samuelsson, o atual XC90 vai passar por mais uma renovação antes de abandonar o mercado. Portanto, é bem provável que ele ainda esteja à venda quando o sucessor chegar. O SUV elétrico terá produção na fábrica de Charleston, nos Estados Unidos, ao lado de outros modelos da marca como, por exemplo, o sedã S60.



Como será?

Com base nos desenhos, é possível notar que o sucessor do XC90 terá um visual diferente. Embora mantenha as linhas clássicas e poucos vincos na carroceria. Na dianteira, vemos uma clara releitura do atual SUV híbrido, mas dessa vez com faróis mais finos – que mantiveram o formato “martelo de Thor”. Por sua vez, o rascunho não apresenta grade frontal, já que o motor será 100% elétrico e não precisa de admissão de ar. Enquanto isso, o para-choques é um destaque. Além de mais estreito, possui entradas de ar tanto na parte inferior, quanto nas laterais. Importante dizer que, com os motores elétrico, o Volvo XC90 2024 terá um bagageiro sob o capô.

Volvo XC90 elétrico
Reprodução

Partindo para a lateral, vemos novas janelas e portas, que possuem maçanetas embutidas. Contudo, foi a traseira que enfrentou a maior alteração. Em vez das tradicionais lanternas verticais, o XC90 vai ganhar, pela primeira vez, lanternas em formato de “C”. Ao que parece no desenho, elas serão conectadas de ponta a ponta, mas sem iluminação central. Além disso, a placa do carro será posicionada no para-choques traseiro e não mais na tampa.

Condução autônoma

Por ora, nada está confirmado. Mas espera-se que o novo SUV elétrico venha com o que há de mais tecnológico no mercado. Por isso, deve adotar os radares LiDAR (Light Detection and Ranging ou detecção de luz e alcance). Com estes sensores, é possível obter representação em 3D do que está ao redor do veículo. Dessa forma, o XC90 poderá ter nível 3 de condução autônoma. Ou seja, o modelo será quase capaz de dirigir sem motorista.

Reprodução

Em conjunto, haverá diversas câmeras e sensores ao redor do carro. Importante dizer que a Volvo pretende vender carros 100% elétricos até 2030. Portanto, o SUV faz parte do novo planejamento estratégico da marca sueca.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião