O ano de 2024 promete ser movimentado para a Fiat. Até o fim do ano, e se apoiando nos recentes aportes financeiros feitos pela Stellantis, a marca planeja lançar seus primeiros híbridos flex no mercado, do tipo micro-híbrido (ou híbrido-leve). Além disso, dos cinco lançamentos previstos pelo megagrupo, quatro já ocorreram.
Mas falemos de Fiat. A planta de Betim (MG) recebeu um investimento local de R$ 14 bilhões, entre 2025 e 2030, e deve concentrar seus esforços na produção de SUVs com a tecnologia Bio-Hybrid, por exemplo. Assim, os modelos Pulse e Fastback devem ser os primeiros a exibir a novidade ao público.
O sistema Bio-Hybrid destinado a esses modelos em questão deverá ser restrito a um dispositivo elétrico multifuncional, que assume as funções do alternador e do motor de partida, fornecendo energia adicional ao carro. Isso, por sua vez, se converte em torque, e reduz o esforço feito pelo motor a combustão.
Além disso, é importante citar que não será apenas a Fiat que se beneficiará da medida. Considerando a possibilidade do uso do motor 1.0 turbo da marca, responsável por 130 cv e até 20,4 mkgf de torque, outros modelos podem fazer parte da família Bio-Hybrid, como os futuros Citroën Basalt e Peugeot 2008, ambos a caminho do mercado brasileiro.
Peugaot 2008 pode ser primeiro híbrido-flex da Stellantis
Contudo, o modelo que será de fato o primeiro híbrido-flex da marca segue um mistério. Ao que tudo indica, e conforme publicamos no JC, a nova geração do Peugeot 2008 tem tudo para ser o primeiro híbrido-flex da Stellantis. O SUV compacto estreia agora no meio do ano.
Por fim, os investimentos feitos pela Stellantis na América do Sul, entre 2025 e 2030, resultará no lançamento de 40 novos modelos no período, bem como 8 novos motores para os carros das marcas do grupo. Vale lembrar, a Stellantis reúne Abarth, Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot e RAM, para citar as principais presentes no Brasil.
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