Os SUVs já representam quase 50% das vendas de carros zero km no mercado brasileiro. Por serem preferência de boa parte dos consumidores, resolvemos listar quais são os mais econômicos de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) 2024. Ou seja, apesar da proliferação dos SUVs híbridos e elétricos no País, reunimos nesta lista apenas os veículos a combustão para evitar resultados muito díspares. Afinal, são esses os modelos mais vendidos da categoria.
O Fiat Pulse não só lidera o ranking como aparece duas vezes, com os motores 1.3 aspirado, em primeiro, e 1.0 turbo na terceira colocação. Mas não foi o único que fez a dobradinha na lista. Assim, Volkswagen T-Cross 1.0 e 1.4, além de Fiat Fastback 1.0 turbo e 1.3 turbo também são figurinhas repetidas entre os modelos mais econômicos. O Honda HR-V com o 1.5 aspirado, contudo, obteve uma boa colocação e ficou na vice-liderança. Por fim, completam a classificação Volkswagen Nivus, Citroën C4 Cactus e Hyundai Creta.
Como classificar os SUVs mais econômicos?
Talvez econômicos não seja o termo correto, já que o Inmetro classifica os veículos por MJ/km, que mede a eficiência energética de cada modelo. Mas o que significa MJ/km? Em síntese, MJ vem de megajoule, que equivale a um milhão de joules, que por sua vez é a unidade usada para medir a energia mecânica ou térmica. Em termos mais simples, é a quantidade de energia necessária para mover o carro por um quilômetro, por exemplo. Dessa forma, o quão menor for o consumo energético, mais quilometragem o carro roda com um litro de combustível.
Portanto, como explicação, um litro de etanol tem 20 MJ, enquanto o de gasolina tem 28,9 MJ. Assim, o consumo em km/l é sempre melhor com o segundo combustível. Por esse motivo, a classificação é feita por MJ/km, mas como critério de desempate, usamos o km/l para descobrir quais são os SUVs flex mais econômicos do Brasil. Confira o ranking abaixo.
Veja os 10 SUVs flex mais econômicos do Brasil
1 – Fiat Pulse 1.3 – 1,58 MJ/km
- Consumo urbano: 8,8 km/l (etanol)/12,5 km/l (gasolina)
- Consumo rodoviário: 10,6 km/l (etanol)/14,5 km/l (gasolina)
- Média: 9,7 km/l (etanol)/13,5 km/l (gasolina)
2 – Honda HR-V 1.5 – 1,62 MJ/km
- Consumo urbano: 8,8 km/l (etanol)/12,7 km/l (gasolina)
- Consumo rodoviário: 9,8 km/l (etanol)/13,9 km/l (gasolina)
- Média: 9,3 km/l (etanol)/13,3 km/l (gasolina)
3 – Fiat Pulse 1.0T – 1,64 MJ/km
- Consumo urbano: 8,4 km/l (etanol)/12,1 km/l (gasolina)
- Consumo rodoviário: 10,2 km/l (etanol)/14,4 km/l (gasolina)
- Média: 9,3 km/l (etanol)/13,2 km/l (gasolina)
4 – Fiat Fastback 1.0T – 1,65 MJ/km
- Consumo urbano: 8,4 km/l (etanol)/11,9 km/l (gasolina)
- Consumo rodoviário: 10,2 km/l (etanol)/14,6 km/l (gasolina)
- Média: 9,3 km/l (etanol)/13,2 km/l (gasolina)
5 – Volkswagen T-Cross 1.0T – 1,67 MJ/km
- Consumo urbano: 8,2 km/l (etanol)/11,9 km/l (gasolina)
- Consumo rodoviário: 10,1 km/l (etanol)/14,3 km/l (gasolina)
- Média: 9,1 km/l (etanol)/13,1 km/l (gasolina)
6 – Volkswagen Nivus – 1,68 MJ/km
- Consumo urbano: 8,3 km/l (etanol)/11,9 km/l (gasolina)
- Consumo rodoviário: 9,9 km/l (etanol)/14,1 km/l (gasolina)
- Média: 9,1 km/l (etanol)/13 km/l (gasolina)
7 – Volkswagen T-Cross 1.4 – 1,70 MJ/km
- Consumo urbano: 8,1 km/l (etanol)/11,6 km/l (gasolina)
- Consumo rodoviário: 10,1 km/l (etanol)/14,3 km/l (gasolina)
- Média: 9,1 km/l (etanol)/12,9 km/l (gasolina)
8 – Citroën C4 Cactus 1.6T – 1,73 MJ/km
- Consumo urbano: 8,2 km/l (etanol)/11,7 km/l (gasolina)
- Consumo rodoviário: 9,5 km/l (etanol)/13,4 km/l (gasolina)
- Média: 8,8 km/l (etanol)/12,5 km/l (gasolina)
9 – Hyundai Creta – 1,75 MJ/km
- Consumo urbano: 8,3 km/l (etanol)/11,9 km/l (gasolina)
- Consumo rodoviário: 9,1 km/l (etanol)/12,6 km/l (gasolina)
- Média: 8,7 km/l (etanol)/12,2 km/l (gasolina)
10 – Fiat Fastback 1.3T – 1,76 MJ/km
- Consumo urbano: 7,9 km/l (etanol)/11,3 km/l (gasolina)
- Consumo rodoviário: 9,7 km/l (etanol)/13,6 km/l (gasolina)
- Média: 8,8 km/l (etanol)/12,4 km/l (gasolina)
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