A RAM 1500 2025 já deu o ar da graça. Anunciada pela Stellantis (detentora da marca), a picape ganhou atualizações visuais e mais tecnologia. Além disso, o modelo tem novidades também debaixo do capô. Agora, haverá oferta de novo motor e até a opção híbrida Ramcharger.
Antes de falar de mecânica, vale detalhar o visual. A RAM 1500 aumentou a grade (cromada, na cor da carroceria ou com pintura fosca), que ficou levemente inclinada para a frente. E o desenho interno da peça varia de acordo com a configuração. Tem, ademais, faróis iluminados por LEDs premium e novo logotipo.
Nas laterais, além de novas rodas, há compartimentos RamBox com tomada de 115 volts. Por fim, as lanternas traseiras (também de LEDs) têm novo desenho e monitoramento de ponto cego. A tampa tem abertura e fechamento elétrico e detecta obstáculos.
Das portas para dentro, materiais com melhor qualidade e novo pacote tecnológico. Tem quadro de instrumentos com 12,3 polegadas. A central multimídia com sistema Uconnect 5 pode ter até 14,5″. Atualmente, tem 12″. E, como no Jeep Grand Cherokee, por exemplo, a picape ganhou tela de 10,25″ para o passageiro dianteiro. Na lista, figuram, ainda, Head Up display, retrovisor interno com tecnologia digital e carregamento wireless para dois smartphones.
Tem, ainda, portfólio aumentado, com novas opções de acabamento. No topo da gama, figura a versão Tungsten. Nela, bancos com revestimento de couro e climatização, bem como comandos elétricos para ajustes. O sistema de áudio é Klipsch Reference Premiere ultra-premium, com 23 alto-falantes
Motores
A RAM 1500 2025 incluirá ao portfólio o motor Hurricane 6, com turbocompressor, seis cilindros em linha e 3 litros. Movido a gasolina, gera 426 cv e 64,6 mkgf. Ficará, portanto, acima do 3.6 V6 Pentastar.
A lista conta ainda com o motor Hurricane High Output (H/O). Nele, dois turbocompressores e 547 cv. O torque fica em 71,8 mkgf. A mecânica também contempla suspensão pneumática ajustável com cinco modos diferentes. São eles: entrada/saída, aero, normal, off-road 1 e off-road 2. Sempre, o câmbio automático de oito marchas.
Híbrida
A RAM 1500 Ramcharger é outra novidade na linha 2025. E a variante deve chegar ao Brasil. Trata-se de um modelo elétrico com extensor de alcance. Ou seja, usa sistema de propulsão híbrido, onde um motor a gasolina serve como gerador para alimentar baterias e os motores elétricos. Portanto, não traciona as rodas. Na prática, um motor a gasolina 3.6 V6 Pentastar de 176 cv alimenta dois motores elétricos (um na frente, com 339 cv, e um atrás, que gera 322 cv) e as baterias de íons de lítio, de 92 kWh.
No total, a RAM 1500 Ramcharger tem 672 cv e brutos 84,7 mkgf. A aceleração de zero a 100 km/h é feita em 4,4 segundos. Ainda em dados, tem 6.350 kg de capacidade de reboque e pode carregar até 1.190 kg. De acordo com a marca, é possível rodar até 232 km apenas com os motores elétricos. A picape, desse modo, garante alcance total de 1.110 km, informa a RAM.
As novidades, por fim, chegarão ao mercado norte-americano na segunda metade de 2024. No Brasil, deve estrear, no máximo, no começo de 2025.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!