Na semana passada, o Jornal do Carro noticiou a apresentação da RAM 1500 Ramcharge. A picape portanto, não foi anunciada como parte da ofensiva de modelos eletrificados que visam colocar a Stellantis em evidência no âmbito comercial do setor automotivo. Batizada como Stellantis Pro One, a estratégia, apresentada no mês passado, consiste em lançar uma variedade de novos modelos movidos ou auxiliados por baterias – entre os quais vans e picapes – até 2025.
“A renovação de toda a gama de furgões Stellantis, baseada em ofertas elétricas de segunda geração, juntamente com a eletrificação de quatro picapes a partir de 2024, estão no centro do projeto Pro One baseado em uma abordagem de 360 graus centrada no cliente e ambição de reforçar nossa liderança internacional em veículos comerciais”, disse Xavier Peugeot, vice-presidente sênior da unidade de negócios de veículos comerciais da Stellantis, em comunicado à imprensa.
A renovação total da linha comercial das marcas Citroën, Fiat, Opel, Peugeot, Ram e Vauxhall, compreende o lançamento de uma gama mais ecológica. De acordo com a marca, “a linha de produtos será revigorada na América do Norte com as próximas vans e picapes eletrificadas, incluindo a Ram 1500 REV 2025“.
A RAM REV
Forte candidata ao Brasil, a Ram 1500 REV chega no ano que vem aos EUA e oferece duas opções de baterias. A padrão, a princípio, tem 168 kWh e alcance previsto de 563 km. Já a opção maior (e opcional), de 229 kWh, alcança até 800 km de autonomia. De acordo com a RAM, a picape tem 654 cv de potência e 85,6 mkgf de torque máximo, com aceleração de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos.
E os outros modelos?
Não há informações sobre o aporte investido na ação. Tampouco detalhes dos modelos. Entretanto, além de RAM 1500 REV, o pacote pode englobar outras novidades interessantes ao mercado brasileiro.
A ofensiva pode conter, a princípio, Fiat Toro e RAM Rampage em versões híbridas. Nelas, aposta-se em um conjunto híbrido plug-in (PHEV), que une motor elétrico e o 1.3 turboflex. Trata-se, portanto, do mesmo sistema 4xe do Jeep Compass.
Por fim, caso a Stellantis não diga que a Ram 1500 Ramcharge faz parte do plano, o quarto modelo da lista pode ser a Jeep Gladiator 4xe. Nela, o sistema híbrido plug-in viria do Wrangler. Isso, portanto, facilita o trabalho. Pois vale recordar que a picape compartilha a estrutura com o SUV.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!