Mais uma vez, a Fiat Strada foi a grande campeã de vendas. A picape manteve com folga a liderança pelo segundo ano consecutivo e foi o veículo mais emplacado do Brasil em 2022, com 112.456 unidades. Da mesma forma, o Hyundai HB20 foi o carro de passeio mais vendido do País, repetindo a posição conquistada em 2021. A vitória é mais uma vez memorável para hatch da marca sul-coreana. Afinal, viu seu principal rival, Chevrolet Onix ocupar o terceiro lugar do ranking, com pouco mais de 85 mil unidades vendidas em 2022. Ele é seguido pelo seu irmão, Onix Plus, que ficou em quarto lugar.
Fechando o “top 5”, o Fiat Mobi também brilhou em 2022. É a melhor posição do compacto desde a estreia no Brasil, em 2016. Além disso, vale uma menção honrosa para o Volkswagen Gol. O hatch se despede do mercado, encerrando seu ciclo com 1.000 unidades da série especial Last Edition. O Gol somou 72.606 unidades em 2022. Assim, ficou com o sexto lugar no ranking geral.
Em seguida, o Chevrolet Tracker ficou em sétimo lugar. O SUV passou teve uma boa recuperação nos últimos meses. Ele superou até mesmo o VW T-Cross, que liderou os emplacamentos do segmento no primeiro semestre. Logo depois, a 9ª posição ficou para o Fiat Argo que em 2021 fez uma acirrada disputa com o HB20 pelo primeiro lugar. Por fim, o 10º modelo mais emplacado do Brasil em 2022 foi o Jeep Compass, com 63.564 unidades.
Os 10 carros mais vendidos de 2022
- 1°) Fiat Strada: 112.456
- 2°) Hyundai HB20: 96.255
- 3°) Chevrolet Onix: 85.252
- 4°) Chevrolet Onix Plus: 75.243
- 5°) Fiat Mobi: 72.756
- 6°) Volkswagen Gol: 72.606
- 7°) Chevrolet Tracker: 70.806
- 8°) Volkswagen T-Cross: 65.341
- 9°) Fiat Argo: 64.016
- 10°) Jeep Compass 63.564
Mercado em recuperação
De acordo com a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o ano de 2022 apresentou crescimento na indústria automotiva. Dessa forma, em relação ao anterior, houve uma alta de 4,9% nas vendas. Apenas no mês de dezembro, o aumento foi de 7%. No total, o ano acumulou quase 3,7 milhões de unidades
”O resultado foi ótimo, consideradas as dificuldades enfrentadas pelo setor ao longo de 2022, lembrando que, no início do ano passado, a crise de abastecimento ainda afetava muito a disponibilidade de veículos novos, houve severos impactos da guerra na Europa, com o aumento dos preços dos combustíveis, crise logística, entre outras consequências, causando muitas incertezas nos compradores. No decorrer de 2022, porém, o mercado se ajustou e o setor reverteu a queda inicial. O resultado só não foi melhor porque tivemos períodos que impactaram no movimento de público nas Concessionárias, como foi o caso da Copa do Mundo”, disse o Presidente da Fenabrave, Andreta Jr.
Acumulado passou por mudanças
Após o ‘top 10’, o ranking mostrou muitas divergências em relação ao ano anterior. O Hyundai Creta, por exemplo, caiu na lista e ocupou a 11ª posição com 62.651 vendas. O Renault Kwid, atualmente o modelo mais barato do Brasil, vem em seguida com 57.388 unidades emplacadas. Já o SUV mais vendido de 2021, o Jeep Renegade permanece em uma montanha-russa nas vendas. O utilitário costumava ocupar posições mais altas, mas fechou o ano de 2022 em 13° lugar e só não perdeu mais fôlego que o Fiat Pulse, que despencou para a 14ª posição.
Além disso, vale mencionar também o Honda HR-V. O SUV era uma das grandes apostas da marca japonesa para esse ano. No entanto, acabou ficando em 37° lugar. Era esperado que o modelo reagisse no mercado após a chegada das versões com motor turbo. Entretanto, ainda não foi o suficiente. Saltando ainda mais na lista, um modelo que chocou bastante foi o Citroën C3. O hatch estreou em agosto por um preço inicial de R$ 68.990, com a promessa de enfrentar modelos como, por exemplo, Onix e HB20. Por fim, também vale citar o Fiat Fastback, que encerrou em 47° lugar no ranking.
Ranking: os 50 carros mais vendidos de 2022
- 11°) Hyundai Creta: 62.651
- 12°) Renault Kwid: 57.388
- 13°) Jeep Renegade: 51.398
- 14°) Fiat Pulse: 50.522
- 15°) Fiat Toro: 49.567
- 16°) Toyota Hilux: 48.606
- 17°) Toyota Corolla: 42.887
- 18°) Toyota Corolla Cross: 42.506
- 19°) Fiat Cronos: 41.680
- 20°) Volkswagen Nivus: 39.463
- 21°) Nissan Kicks: 38.983
- 22°) Volkswagen Voyage: 35.929
- 23°) Peugeot 208: 29.918
- 24°) Chevrolet S10: 27.128
- 25°) Toyota Yaris: 26.614
- 26°) Hyundai HB20S: 25.497
- 27°) Volkswagen Saveiro: 23.422
- 28°) Renault Duster: 22.690
- 29°) Jeep Commander: 22.355
- 30°) Honda City: 22.132
- 31°) Fiat Fiorino: 20.954
- 32°) Citroën C4 Cactus: 18.450
- 33°) Chevrolet Spin: 17.816
- 34°) Honda City Hatch: 16.115
- 35°) Mitsubishi L200: 15.831
- 36°) Toyota Yaris sedã: 15.783
- 37°) Honda HR-V: 15.404
- 38°) Ford Ranger: 14.302
- 39°) Toyota SW4: 13.718
- 40°) Renault Oroch: 12.022
- 41°) Volkswagen Taos: 11.737
- 42°) Citroën C3: 10.834
- 43°) Renault Sandero: 10.673
- 44°) Caoa Chery Tiggo 8: 10.439
- 45°) Renault Logan: 10.320
- 46°) Renault Master: 10.023
- 47°) Fiat Fastback: 9.889
- 48°) Caoa Chery Tiggo 5x: 9.653
- 49°) Caoa Chery Tiggo 7: 8.876
- 50°) Nissan Frontier: 8.669