O Hyundai HB20 se manteve na liderança das vendas de modelos novos no Brasil em novembro. A disputa foi acirrada com a Fiat Strada, que ficou na segunda colocação. Apenas 217 unidades separaram o hatch, com 9.457 emplacamentos, da picape, que somou 9.240 modelos. Aliás, estes foram os únicos a ultrapassar a marca das 9 mil unidades. Fiat Mobi (8.724), Chevrolet Onix Plus (8.035) e Fiat Argo (7.737) completam o “top 5” do ranking.
Chama a atenção, contudo, o desempenho do Chevrolet Tracker. Enquanto em outubro o SUV foi o segundo do ranking, com 8.496 emplacamentos, em novembro foram 7.231 unidades. Assim, caiu para a oitava colocação geral. Outro destaque é a presença do VW Gol entre os 10 mais vendidos, na sétima posição. Em clima de despedida, o hatch veterano emplacou 7.320 unidades. Completam a lista Chevrolet Onix (6º), Fiat Cronos (9º) e Jeep Compass (10º).
Sobe e desce
No miolo entre a décima primeira e vigésima colocações do ranking, há uma verdadeira dança das cadeiras na comparação entre outubro e novembro. Por exemplo, o Renault Kwid foi o 11º colocado no último mês, com 6.182 unidades – é a primeira vez desde julho que o subcompacto sai do “Top 10”. Já o Peugeot 208, que não aparecia entre os 20 mais vendidos desde junho, conseguiu se firmar na 18ª colocação, com 3.978 unidades.
O SUV mais vendido em 2021, o Jeep Renegade segue estável, mas perdeu uma posição em relação a outubro, na 17ª colocação com 4.474 emplacamentos. Enquanto isso, o Fiat Pulse perdeu fôlego e despencou da 13ª (outubro) para a 19ª colocação em novembro, com 3.685 unidades. Completam o “Top 20” o Hyundai Creta (12º), os Volkswagen T-Cross (13º), Nivus (14º) e Voyage (16º), e os Toyota Hilux (15º) e Corolla sedã (20º).
Mercado cresce discretamente
Entre outubro e novembro, as vendas registraram aumento. Entre os automóveis, a alta foi de 15,89%, enquanto nos comerciais leves, de 5,41%. Mesmo com este fôlego extra, alguns lançamentos não conseguiram emplacar posições no ranking em novembro. É o caso do novo Citroen C3, por exemplo, que subiu apenas uma posição em relação a outubro, e garantiu a 23ª colocação com 3.191 unidades. O hatch superou o Fiat Fastback (24º) em uma única unidade.
No acumulado do ano, dificilmente a Fiat Strada perderá o título de modelo mais vendido no Brasil em 2022. Da mesma forma, a Fiat continua na liderança do mercado, com 22,1% de participação, seguida pela General Motors, que tem 14,7% das vendas.
Ranking: os 20 carros mais vendidos de novembro*
- 1º) Hyundai HB20 – 9.457
- 2º) Fiat Strada – 9.240
- 3º) Fiat Mobi – 8.724
- 4º) Chevrolet Onix Plus – 8.035
- 5º) Fiat Argo – 7.737
- 6º) Chevrolet Onix – 7.393
- 7º) Volkswagen Gol – 7.320
- 8º) Chevrolet Tracker – 7.231
- 9º) Fiat Cronos – 6.575
- 10º) Jeep Compass – 6.409
- 11º) Renault Kwid – 6.182
- 12º) Hyundai Creta – 5.269
- 13º) Volkswagen T-Cross – 5.174
- 14º) Volkswagen Nivus – 4.859
- 15º) Toyota Hilux – 4.816
- 16º) Volkswagen Voyage – 4.677
- 17º) Jeep Renegade – 4.474
- 18º) Peugeot 208 – 3.978
- 19º) Fiat Pulse – 3.685
- 20º) Toyota Corolla sedã – 3.656
*Os números são da Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos.