Você está lendo...
Latin NCAP dá cinco estrelas para o Chevrolet Tracker, mas com ressalva
Mercado

Latin NCAP dá cinco estrelas para o Chevrolet Tracker, mas com ressalva

SUV compacto conquistou as cinco estrelas máximas do Latin NCAP com seis airbags e controle de estabilidade; porém ganhou alerta de incêndio

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

16 de nov, 2022 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Latin NCAP
Para ocupantes infantis, o Tracker mostrou proteção total nos testes dinâmicos
Crédito:Latin NCAP/Divulgação

O Latin NCAP anunciou nesta quarta-feira (16) novos resultados de testes de colisão do Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe. O Chevrolet Tracker foi o modelo avaliado na bateria e recebeu as cinco estrelas máximas. Entretanto, o SUV compacto feito no Brasil também ganhou uma “nota de alerta” por causa de um incêndio.

Com produção em São Caetano do Sul (SP) e na Argentina, o Tracker obteve resultados satisfatórios graças à boa lista de equipamentos. De série, o SUV vem com seis airbags e controle eletrônico de estabilidade, por exemplo.

De acordo com o Latin NCAP, o Tracker conseguiu 91,07% na proteção de ocupantes adultos e 91,84% na de crianças. Além disso, conquistou 54,14% na proteção de pedestres e usuários, e 83,18% na assistência à condução. Para tanto, passou por provas de impacto frontal, lateral e de poste, impacto traseiro (whiplash), proteção de pedestres, frenagem autônoma de emergência, bem como assistentes à velocidade e detecção de ponto cego.

Publicidade


Veja o vídeo

Nota boa, mas com ressalva

No relatório do órgão que realiza os crash-tests, um alerta. Após o teste de impacto lateral de poste, observou-se fogo no lado não esmagado do SUV, na área do pré-tensionador do cinto de segurança. Assim, houve dificuldade para soltar o cinto.



Cabe ressaltar que a GM recebeu notificação sobre o problema, o que gerou recall em abril. “O Latin NCAP entende que o fabricante deve se concentrar na causa do incidente, assim como nos efeitos após a batida para fornecer a solução correta. Embora a decisão do fabricante não ande de acordo com a recomendação do Latin NCAP, reconhecemos que a responsabilidade de resolver este incidente fique com o fabricante”, diz o comunicado.


“O Latin NCAP parabeniza as ações da Chevrolet em prol de veículos mais seguros na região”, diz Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP. “A cooperação da General Motors foi positiva. Espera-se que as outras marcas atinjam o mesmo nível”, completa.

Latin NCAP
Latin NCAP/Divulgação

Nissan Qashqai

Apesar de nunca ter chegado ao mercado brasileiro, o Nissan Qashqai também conquistou um bom resultado nos testes do Latin NCAP. Feito no Reino Unido, o SUV sai de fábrica com seis airbags e controle de estabilidade. Dessa forma, também recebeu as cinco estrelas máximas nos testes de impacto.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião