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Raptor, C3 Aircross, Titano: veja os carros que chegam ainda em 2023
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Raptor, C3 Aircross, Titano: veja os carros que chegam ainda em 2023

Serão cinco estreias no Brasil antes do Natal: Ford Ranger Raptor, Citroën C3 Aircross, Fiat Titano, Toyota Hilux SRX Plus e Defender híbrido

15 de nov, 2023 · 10 minutos de leitura.

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Ford Ranger Raptor
Ford Ranger Raptor será lançada no Brasil ainda em novembro
Crédito:Ford/Divulgação

Faltando um mês e meio para nos despedirmos de 2023, algumas montadoras ainda têm surpresas reservadas para estrear no País. Comprovando que este foi o ano das picapes, entre os cinco lançamentos até o fim do ano, três terão essa carroceria. Ford Ranger Raptor, Toyota Hilux SRX Plus e Fiat Titano se juntarão a importantes estreias no mercado brasileiro no segmento. Defender híbrido e Citroën C3 Aircross também chegam antes do Natal.

Apenas neste ano tivemos a estreia de diversas caminhonetes no mercado brasileiro. Nova geração da Chevrolet Montana, Ram Rampage e as grandalhonas Ford F-150 e Chevrolet Silverado, por exemplo. A Ford, aliás, aposta alto na categoria, já que também apresentou a nova geração da Ranger. E agora sua versão mais parruda Raptor chega às lojas em breve.



Outra estreia bastante aguardada é a da Titano, primeira picape média da Fiat que irá brigar com Hilux e Ranger, inclusive. O modelo da Toyota também chega em uma nova versão de topo (excluindo a versão com preparação esportiva GR-Sport). 

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Além disso, dois novos SUVs chegarão nesse período. O Defender (agora uma submarca da Land Rover), que já era vendido na configuração híbrida leve, agora terá uma variante plug-in. Por fim, mas não menos importante, o C3 Aircross será o utilitário esportivo baseado no hatch compacto. Confira abaixo mais detalhes sobre os lançamentos.

Ford Ranger Raptor 2024
Ranger Raptor será vendida pela primeira vez no Brasil (Ford/Divulgação)

Ford Ranger Raptor

A Ranger Raptor já está entre nós. Produzida na Argentina, a versão mais potente e esportiva da picape já foi até apresentada aos concessionários da Ford. Sua estreia deve ocorrer ainda em novembro.


Equipada com motor 3.0 V6 a gasolina de 397 cv e 59,5 mkgf, a Raptor ocupa o posto de Ranger mais potente da linha. As versões atuais com o 3.0 V6 turbodiesel, por exemplo, entregam 250 cv e 61,2 mkgf.

Além dos itens da configuração Limited, a “braba” traz equipamentos exclusivos, como suspensão elevada e amortecedores Fox Racing Shox. O preço ainda não foi divulgado, mas a expectativa é de que a Raptor custe entre R$ 450 mil e R$ 500 mil.


SRX Plus será a versão de topo entre as Hilux tradicionais (Toyota/Divulgação)

Toyota Hilux SRX Plus

Entre as versões tradicionais, a Hilux SRX Plus será a topo de linha da picape. A marca japonesa já divulgou todas as informações sobre a novidade, que ainda não chegou às lojas. Mas sua reserva já pode ser feita no site da montadora.

O atrativo principal da SRX Plus está no acerto de suspensão, similar ao da configuração com preparação esportiva GR-Sport. Dessa forma, tem eixos alargados (140 mm na dianteira e 155 mm na traseira) e amortecedores de tubo duplo. Além disso, a altura em relação ao solo ficou 20 mm maior e, com isso, o ângulo de ataque ficou 1 grau maior. Há ainda freios a disco na traseira.


No visual, a recém-chegada traz como diferenciais molduras nos para-lamas, santantônio na cor do veículo, grade com contorno cromado e para-choques esportivos. O motor, contudo, não muda: a novata traz o 2.8 16V turbodiesel de 204 cv e 50,9 mkgf sob o capô. Seu preço é de R$ 334.890 – a GR-S, por sua vez, sai por R$ 372.890.

Fiat Titano picape lançamentos brasil
Titano será a primeira picape média da Fiat (Fiat/Divulgação)

Fiat Titano

Com visual ainda guardado a sete chaves (mas nem tanto, já que é baseada na Peugeot Landtrek), a Titano chegará com uma enorme responsabilidade. Isso porque a Fiat goza de um sucesso tremendo com suas picapes compacta e intermediária. A Strada é o veículo mais vendido do país, enquanto a Toro também lidera sua categoria com folga. 


Mas o segmento de picapes médias, no qual a Titano estreia, é um terreno ardiloso que a Fiat ainda não conhece. Há fortes concorrentes, como a líder Toyota Hilux, a novíssima e moderna Ford Ranger e a tradicional Chevrolet S10. 

Por herdar muitas características da Landtrek, as medidas deverão ser parecidas, ao menos quando se trata de entre-eixos. Na picape da Peugeot, ele é de 3,18 m. Apesar de alguns detalhes poderem alterar o comprimento, não deve fugir muitos dos 5,33 da “irmã”. Dados técnicos não foram divulgados, mas a grande aposta é que o modelo tenha o mesmo motor 2.2 turbodiesel de 180 cv da Ducato. O preço deve começar na casa dos R$ 250 mil.

Defender PHEV
Defender PHEV terá o mesmo conjunto do Jaguar F-Pace (Land Rover/Divulgação)

Defender PHEV

Outro modelo que chega às concessionárias em breve é a versão híbrida plug-in do jipão Defender. Antes disponível apenas com motorização híbrida leve, a novidade traz agora um motor 2.0 a gasolina de 300 cv que trabalha junto a um elétrico de 104 cv. A potência combinada é de 404 cv. É o mesmo conjunto do Jaguar F-Pace.

Com bateria de 19,2 kWh, a autonomia no modo elétrico é de 43 km. De acordo com a Land Rover, esse será o Defender mais rápido da linha, cumprindo o 0 a 100 km/h em 5,6 segundos. Em carregadores rápidos, a recarga de 0 a 80% é feita em apenas 30 minutos.

O Defender PHEV estará disponível apenas na carroceria intermediária 110, para cinco passageiros e com quatro portas. Ou seja, o modelo de 5,02 m de comprimento, 3,02 m de entre-eixos, 2 m de largura e 1,97 m de altura. A capacidade do porta-malas é de 786 litros. Serão duas versões de acabamento: X e X-Dynamic HSE. Os preços, contudo, ainda não estão disponíveis no site da montadora. Mas, segundo estimativas, o SUV deve custar mais de R$ 700 mil.


Citroën C3 Aircross
Citroën C3 Aircross terá versão com sete lugares (Citroën/Divulgação)

Citroën C3 Aircross

Por fim, outro modelo que está em vias de estrear é o C3 Aircross, SUV baseado no compacto C3. O veículo foi apresentado em abril, mas só agora chega às lojas, no fim do mês. Ele será feito na fábrica da Citroën em Porto Real (RJ). O preço, por enquanto, não foi informado. Mas o time de executivos promete que este “será um modelo bastante competitivo”.

Sob o capô, o C3 Aircross terá o 1.0 turboflex de até 130 cv e 20,4 mkgf da Stellantis. O motor equipa alguns carros da Fiat, como o Pulse, por exemplo. O câmbio é automático do tipo CVT que simula sete marchas e a tração, dianteira. A promessa é de que o SUV entregue um bom desempenho devido ao baixo peso.

O espaço interno será o principal chamariz do SUV. Com 4,32 metros de comprimento (um pouco maior que o Hyundai Creta), o C3 Aircross tem distância entre-eixos de 2,67 m. Sem a terceira fileira de bancos, o porta-malas chega a 489 litros de capacidade.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.