São cada vez mais raros os carros com câmbio manual no mercado brasileiro, sobretudo entre os SUVs. Muito disso ocorre por conta dos preços inflacionados. Mas há uma questão de custo. Afinal, o câmbio manual é mais barato. Pois a Renault acaba de lançar uma versão do Duster com motor 1.6 flex e caixa manual de cinco marchas. A opção Intense chega às lojas com preço de R$ 109.390, tornando-se um dos SUVs de 4,30 metros mais acessível do mercado.
Essa lista tem cada vez menos modelos. Um deles é o Nissan Kicks Sense 1.6 manual, de R$ 108.520. Abaixo, só o Fiat Pulse 1.3 flex, que parte de R$ 95.590, mas é bem menor, com 4,09 metros. Entre os automáticos, a Hyundai, por exemplo, ainda vende o Creta antigo na versão Action 1.6 flex com transmissão de seis marchas e valor inicial de R$ 109.990. Já o VW T-Cross Sense 1.0 turbo flex automático custa R$ 113.420.
Pacote básico, mas recheado
O novo Renault Duster Intense manual substituí a antiga versão de entrada Zen na gama do SUV. Assim, aposta em um pacote de equipamentos mais recheado. A versão traz faróis de neblina, controle de cruzeiro e limitador de velocidade, sensor de obstáculos traseiro e câmera de ré, rodas de liga leve de 16 polegadas e multimídia de 8 polegadas com espelhamento sem fio com Android Auto e Apple Carplay. Por fora, o visual é despojado e descarta cromados.
A mecânica une o câmbio manual de cinco marchas ao motor 1.6 flex de quatro cilindros e comando variável. Ele gera até 120 cv de potência e 16,2 mkgf de torque, com tração dianteira. Este mesmo motor está nas versões Intense e Iconic CVT, equipadas com o câmbio automático que simula seis marchas. Já a topo de linha Iconic 1.3 turbo flex (vídeo acima) tem câmbio CVT de oito marchas e motor 1.3 turbo flex de 170 cv e 27,5 mkgf de torque.
Preços e versões do novo Renault Duster 2023
- Intense 1.6 manual – R$ 109.390
- Intense 1.6 CVT – R$ 118.590
- Iconic 1.6 CVT – R$ 126.790
- Iconic turbo 1.3 TCe CVT – R$ 141.290
Captur pode estar se despedindo
A Renault não comenta oficialmente, mas a francesa continua com seu plano de reformulação da gama nacional. E o SUV Captur, que foi reestilizado em 2021 e estreou o motor 1.3 turbo flex, está próximo de sair de linha. Com vendas baixas que não sustentam a continuidade, o modelo terá em breve a produção encerrada no complexo da montadora em São José dos Pinhais, no Paraná. Com isso, a marca deverá focar na entrega do Duster, que tem maior saída.