Renault Clio europeu
Divulgação/Renault

Renault inicia testes no Brasil com nova plataforma e motor 1.0 turbo

Renovando sua gama no Brasil, Renault vai apostar nos motores 1.0 TCe turbo e 1.3 TCe turbo flex; marca pretende lançar dois SUVs

Por Jady Peroni 01 de fev, 2022 · 6m de leitura.

A Renault continua a acelerar sua agenda de lançamentos no Brasil. Após lançar o novo Kwid, a francesa está na reta final para a estreia dos novos Duster e Duster Oroch com o motor 1.3 TCe turbo flex, que deve ganhar produção local em breve. Mas, paralelamente, a marca também está trabalhando na nova geração de modelos nacionais.

De acordo com a apuração do Auto Segredos, os testes com a plataforma CMF-B e o motor 1.0 TCe turbo já começaram no País. Trata-se da mesma base do Clio europeu que, não por acaso, veio para servir de mula nessa fase inicial e está em testes no Paraná.

Em março do ano passado, o Jornal do Carro adiantou que a montadora anunciou um investimento de R$1,1 bilhão na fábrica de São José dos Pinhais, com o objetivo de renovar sua gama nacional. Nesse processo, Captur, Duster, Kwid e Oroch ganharam renovações. No entanto, em contrapartida, modelos como a dupla Logan e Sandero foram cancelados, bem como o aventureiro Stepway.


Renault Sandero e Logan 2022
Renault/Divulgação

Portanto, aproveitando esse processo de renovação da marca no mercado brasileiro e diante do cenário ainda turvo da pandemia, a cúpula vai seguir as orientações do CEO Luca de Meo e apostar em novos SUVs.

O que vem por aí

Até o momento, o que se sabe é que a Renault planeja lançar um novo SUV compacto abaixo do Duster, para substituir o Sandero, que, como sabemos, não terá nova geração por aqui. Outro modelo certo nos planos da marca é o inédito SUV de 7 lugares Bigster, previsto para estrear em 2023, com vendas no Brasil a partir de 2024.


O utilitário terá porte avantajado e pretende disputar clientes com Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos, apostando, para isso, em preços competitivos. Além disso, a partir de 2025, ganhará uma versão eletrificada. Ou seja, provavelmente terá opção híbrida flex.

Renault 4x4
Dacia/Divulgação

Aliás, o modelo pretende popularizar o carro híbrido na Europa e, quem sabe, também no Brasil e região. Em vez de apostar no diesel ou em motores a gasolina, o Bigster combinará um motor elétrico ao 1.2 TCe turbo de 3-cilindros. Com esse conjunto, promete ser econômico.


SUV Kiger é opção ao Stepway

No início de 2021, a Renault apresentou um novo SUV compacto na Índia. Com 3,99 metros de comprimento, o Kiger é menor que o Duster. O projeto, feito a partir da plataforma alongada do subcompacto, chama CMF-A+. Dessa forma, o SUV pequeno pode ser um bom substituto do Stepway no Brasil.

Apesar de menor que SUVs compactos populares, como Honda HR-V, Hyundai Creta e Nissan Kicks, o Renault Kiger tem um porta-malas generoso de 405 litros, que fica próximo dos 430 litros (em média) do trio citado. Isso com um entre-eixos de 2,50 m, que equivale ao de um hatch compacto. Ou seja, em tamanho, é bem próximo do Fiat Pulse.

Renault Kiger
Renault/Divulgação

Conflito interno

Segundo uma apuração feita em setembro pela revista Quatro rodas, em conjunto com o Autos Segredos, o projeto da nova geração de Logan e Sandero estava bem adiantado. A previsão de lançamento era agora em 2022. Contudo, os modelos, também baseados na plataforma CMF-B, não foram aprovados pela matriz, na França.

Dessa forma, a fabricação da dupla não acontecerá no Brasil, nem na Colômbia ou na Argentina. A princípio, a decisão da matriz vale pelos próximos três anos.

Até lá, a expectativa é de que a Renault mantenha as configurações de Logan e Sandero até 2024, quando os novos protocolos de exigência de controles de tração e estabilidade de série para todos os carros zero km entrará em vigor.  Assim, o que pode mudar é a gama de versões disponíveis.


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