Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

14/01/2024 - 9 minutos de leitura. Atualizado: 12/01/2024 | 12:48

Renault Kardian: tudo que sabemos sobre o novo SUV brasileiro

Inédito no mercado, Renault Kardian chega às lojas brasileiras até março e também vai estrear o novo motor 1.0 turboflex de 125 cv

Modelo vem com inédito motor 1.0 turbo de 3 cilindros e 125 cv; câmbio é automatizado de dupla embreagem Crédito: Renault/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

O Renault Kardian está previsto para chegar às lojas brasileiras em março deste ano. O SUV inédito estreou no País em outubro de 2023 e é o primeiro modelo da nova linha de carros da montadora francesa. Por aqui, o utilitário vai ocupar o lugar do atual Stepway. Seja como for, o Kardian é uma das grandes apostas da Renault. Tanto que a marca fez um investimento pesado na fábrica de São José dos Pinhais (PR) para produzir o novo SUV compacto. Dessa forma, a expectativa é de um alto volume de vendas.

Um dos grandes destaques do Kardian é a plataforma CMF-B, mesma arquitetura usada nos modelos europeus da marca. No entanto, para se destacar diante de concorrentes como Fiat Pulse e VW Nivus, o SUV da Renault terá outro trunfo: o novo motor 1.0 turboflex com injeção direta. Este, aliás, também terá produção na fábrica do Paraná. Segundo a fabricante, o conjunto consegue gerar 125 cv de potência e um torque máximo de 22,4 mkgf. Além disso, terá ainda o câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas, com tração dianteira.


Leia Mais


Renault Kardian é o próximo rival de Fiat Pulse e VW Nivus
Continua depois do anúncio

Como a estratégia é ter preço acessível, especula-se que o Renault Kardian poderá ter uma versão de entrada com o motor 1.6 flex já disponível no Stepway, por exemplo. Este rende até 118 cv e 16 mkgf. Dessa forma, é possível que tenha preço de largada próximo ao do Fiat Pulse, na faixa de R$ 100 mil. Seja como for, não há, por enquanto, previsão de oferta de câmbio manual.

Como é o novo Renault Kardian?

Em relação ao design, o Kardian traz um desenho moderno dentro da tendência vista em outros modelos. Na dianteira, por exemplo, os faróis se dividem em duas peças e as luzes diurnas de LEDs acompanham a grade frontal. O SUV, inclusive, já traz o novo escudo da Renault. Na traseira, as lanternas em formato de “C” também são de LEDs e ficam em posição elevada.

Dessa forma, o Kardian não apresenta qualquer semelhança com a nova geração do Dacia Stepway. Mas, nas laterais, assim como nas dimensões, é evidente que os dois compartilham o projeto, sobretudo na área das janelas e de portas, que são idênticas.


Vagner Aquino/Especial para o Estadão

Em tamanho, o Kardian é um pouco maior que o Pulse e mais próximo do Nivus. Com 4,12 metros de comprimento e 2,60 m de entre-eixos, supera os 4,10 m e 2,53 m do rival da Fiat. Mas o VW tem 4,26 m e 2,56 m de entre-eixos. O Fiat, aliás, também tem porta-malas menor. São 370 litros contra os 410 litros do Renault, que fica atrás do Volkswagen, com 415 l.

Cabine mais sofisticada

Por dentro, o Kardian também mostra boas diferenças em relação ao Stepway, apesar de preservarem certa semelhança. No geral, o Renault é bem mais sofisticado que o Dacia, com padrão de acabamento mais caprichado. Por exemplo, tem volante diferente e um console entre os bancos que promete chamar a atenção. Afinal, o Kardian terá um joystick no lugar da tradicional alavanca de câmbio. Da mesma forma, o novo SUV terá quadro de instrumentos com tela configurável.


A cabine do Kardian oferece soluções vistas em modelos europeus. O interior, por exemplo, aparenta ter materiais de boa qualidade. O painel traz costuras com linha laranja e os bancos são forrados com um tecido em dégradé de mesmo tom. No total, só no console há 8 litros de capacidade em vários porta-objetos.

Renault/Divulgação

Além disso, o quadro de instrumentos é uma tela digital de 7 polegadas e a central multimídia tem outra, de 8″, sensível ao toque e com espelhamento sem fio de Android Auto e Apple CarPlay. Quatro portas USB (duas na frente e duas atrás), recarga de celular por indução e três modos de condução também estão no pacote. São eles: Eco, Sport e MySense.


Kardian terá quatro versões disponíveis

No fim de outubro, quando revelou o SUV, a Renault mostrou o Kardian apenas na versão de lançamento, que se chamará Premiere Edition. Logo depois, o modelo teve um flagra feito da versão básica. Em seguida, o Jornal do Carro trouxe informações sobre todas as configurações do utilitário. Ao todo, o Renault Kardian contará com 4 configurações. São elas: Evolution, Tecno, Iconic e Premiere Edtion – esta última com unidades limitadas.

Na opção de entrada Evolution, o Renault Kardian, portanto, terá acabamento mais simples. A rodas, por exemplo, serão de ferro com calotas de 16″. No interior, há revestimento em tecido com desenho xadrez. Depois vem a intermediária Tecno. Esta terá detalhes em laranja e preto no painel, mas a principal diferença serão as rodas de liga leve. Por fim, a versão topo de linha Iconic já deverá contar com couro sintético no painel e nos bancos.

Renault/Divulgação

Por fim, a versão de lançamento Premiere Edition terá detalhes exclusivos na carroceria, bem como bancos com revestimento de couro ecológico e detalhes laranjas na cabine. O visual se completa com as rodas escurecidas de liga leve de 17″. No Brasil, o Kardian terá 5 opções de cores no portfólio, sendo elas: Branco Glacier, Preto Nacré, Cinza Cassiopée, Prata Etoilé e Laranja Energy. A montadora também exibiu as cores Azul Iron e Vermelho Defeu.

E o preço?

Diferente de Sandero e Logan, o Kardian não será um carro de entrada. O SUV vai atuar em uma faixa abaixo do novo Duster Plus e acima do Stepway – embora muitos duvidem, a Renault garante que não vai tirar o velho hatch aventureiro de linha. Ou seja, o Kardian terá versões mais caras que os R$ 119 mil da versão de topo Stepway Iconic. Contudo, a expectativa é de que não fuja da faixa do Fiat Pulse, que vai de R$ 102.990 a R$ 133.990.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se
Citroën C3 Aircross estreia como SUV turbo mais barato do Brasil

Notícias relacionadas

Notícias

Kia EV6 muda de visual por fora e por dentro

Notícias

Chevrolet S10 2025 ganha potência e tecnologias inéditas; veja preço e impressões

Notícias

Blindadoras e IQA criam selo de qualidade contra blindagem ‘pirata’

Avaliação

Kia Niro tem visual futurista, bom acabamento e preço competitivo

OFERTAS 0KM
Comfort Plus MT 24/25 De R$ 95.590 por R$ 91.590

Hyundai New HB20S Comfort Plus

De R$ 114.990,00 por R$ 106.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai HB20S Comfort Plus 1.0 TGDI

HB20 COMFORT PLUS 1.0 MT por R$75.990,00 com usado na troca

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 MT

De R$ 95.590,00 por R$ 88.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai HB20S Comfort Plus MT

A partir de R$ 239.990,00 Taxa 0,98 com 60% de entrada em 24x

Caoa Chery Tiggo 8 PRO PHEV

De R$ 109.490,00 por R$ 99.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 TGDI

VER TODAS AS OFERTAS