Entre os dias 15 e 27 de outubro acontece a primeira edição do Renault eWays. Com o objetivo de explorar o futuro da mobilidade, o evento será dedicado ao mundo dos veículos elétricos. Portanto, evidentemente, não poderiam faltar lançamentos. O principal deles é o Dacia Spring, modelo que promete ser o elétrico mais acessível do grupo na Europa.
Derivado do Renault City K-ZE – que a Renault vende no mercado chinês -, o compacto não tem muitos detalhes revelados ate o momento. O que se sabe por enquanto (até mesmo por conta das especificações do irmão oriental) é que o “SUV” de pouco menos de 4 metros de comprimento é equipado com uma bateria de 26,8 kWh. A autonomia é de 200 km.
A imprensa europeia vem afirmando que o lançamento terá um pequeno motor de 33 kW (45 cv). Parece bastante fraco, porém, levando em consideração o uso 100% urbano e a entrega do torque imediata, torna-se uma boa opção para quem mora em grandes cidades e quer economizar com combustível.
Renault Kwid elétrico no Brasil?
A apresentação do Dacia Spring deveria ter acontecido em março, durante o Salão Automóvel de Genebra (Suíça). Porém, o evento foi cancelado devido à pandemia do novo coronavírus.
O Dacia Spring deve chegar às lojas europeias antes de 2021. Mas, os preços ainda são uma incógnita. Ainda assim, há quem diga que o automóvel de baixo custo pode rondar os 15 mil euros. Na conversão direta, o valor ficaria em torno de R$ 97 mil. Ou seja, no Brasil, caso aterrisse, o Kwid elétrico não será tão acessível assim. Afinal, um carro de quase R$ 100 mil (sem contar impostos) está distante da realidade da maioria dos brasileiros. Nada está definido sobre a chegada do modelo por aqui.
Durante o evento, o tema mobilidade elétrica promete ainda outros modelos. Além do Dacia Spring, o público conhecerá outras novidades como o inédito SUV elétrico da Renault que, assim como o bem-sucedido Zoe, é feito do zero para ser elétrico.
O modelo – feito sobre a plataforma CMF-EV da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi – faz parte da lista das novidades sustentáveis que a marca promete até 2022.