Redação

30.06.2020 | 9:30

Salão de Genebra de 2021 é cancelado

Organizadores também optaram por não aceitar um financiamento do governo para realizar o evento em 2021

salão de genebra
SALÃO DE GENEBRA SÓ RETORNA EM 2022 Crédito: "Geneva motor show 2016" by www.wbayer.com - www.facebook.com/wbayercom is licensed under CC0 1.0
Carro

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Os organizadores do Salão de Genebra, na Suíça, informaram que a feira anual, que ocorre em março, não será realizada em 2021. O salão deste ano foi cancelado às vésperas da abertura por causa do novo coronavírus. O comitê da fundação que gerencia a feira informou que o cancelamento ocorre por questões financeiras e que pretende retomar o salão em 2022.

Após uma pesquisa entre os possíveis participantes, na qual a maioria disse que provavelmente não estaria em uma edição de 2021 do Salão, entendeu-se por bem não preparar a edição do ano que vem. No comunicado, os organizadores do evento também reafirmam que “estão longe da certeza de que a atual situação de saúde mundial permitiria a organização atrair mais de 600 mil visitantes e 10 mil jornalistas na próxima primavera”.

Na sequência do cancelamento da edição de 2020, a fundação pediu um empréstimo ao governo do estado da Genebra. As perdas foram estimadas em 11 milhões de francos suíços – cerca de R$ 62 mi. Um empréstimo de quase 17 milhões de francos suíços foi aprovado (R$ 97 mi), mas a fundação recusou. Ela entendeu que as condições de devolução do dinheiro não eram favoráveis.



Venda do Salão de Genebra

Por fim, a fundação responsável pelo Salão de Genebra optou pela venda do evento. O comprador será a Palexpo SA. A empresa é a dona da área onde ocorre o evento, anualmente. O foco, segundo o comunicado, é garantir que o evento, que é um dos mais importantes do setor, continue ocorrendo com regularidade.

A compra dos ativos transfere todos os direitos do Salão de Genebra e de organização para a Palexpo SA. Vale lembrar que o salão é o maior evento público da Suíça. O impacto financeiro que ele gera é estimado em 200 milhões de francos suíços por ano.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais