Visualmente, o trio Logan, Sandero e Stepway já não é novidade. Com linhas modernas e mais robustas, além de aerodinâmica melhorada, os modelos abandonam a plataforma B0 e migram para a nova CMF-B. É a mesma que das versões europeias de Clio e March – fruto da aliança Renault-Nissan. Na Europa, onde são vendidos pela Dacia, ganharam uma porção de novidades, que vão de aumento de tamanho a lista de equipamentos mais recheada.
No Brasil os modelos vão chegar pelas mãos da Renault em 2021. Na Europa, a previsão de lançamento é até dezembro. As novidades vão além do visual atualizado. Os modelos ganharam acabamento mais caprichado e novos sistemas eletrônicos. Na linha 2021, os novatos são equipados com freio de estacionamento eletrônico e faróis com iluminação full LEDs em todas as versões. Pela primeira vez o teto solar está na lista de equipamentos.
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Por lá, são equipados com monitoramento de ponto cego, assistente de estacionamento e frenagem autônoma de emergência. Apenas Chevrolet Onix e Onix Plus oferecem estacionamento automático na categoria. Claro, na versão topo de linha Premier.
Embora ainda não haja detalhamento sobre a lista de equipamentos que chegará às versões Renault dos novos Sandero, Logan e Stepway no Brasil, uma coisa é certa: o acabamento melhorou. Da porta para dentro, elementos horizontais deixaram a cabine mais sofisticada. Volante e comandos do ar-condicionado digital seguem a cartilha do Duster.
As versões topo de linha têm central multimídia flutuante. Já os modelos mais baratos trazem um dock para celular. Trata-se daquele suporte oferecido em modelos como o Ford Ka.
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Inscreva-seSandero e Logan estão maiores
Logan, Sandero e Stepway estão com medidas mais generosas na linha 2021. O Logan recebeu 3,6 centímetros extras. Chega a 4,39 metros de comprimento. O Sandero, agora com 4,08 m de comprimento, tem 1 cm a mais que a antiga geração. Em relação a altura, todos estão 1 cm mais baixos. Nas laterais, são 2 m de um lado a outro – contando os retrovisores. No porta-malas, o Logan cresceu 18 litros. Agora, são 528 l de capacidade. Sandero (e, consequentemente, Stepway) tem 328 l – 8 l extras.
Motorização
Os modelos, que continuarão a ser produzidos em São José dos Pinhais (PR) pela Renault do Brasil, mantém elementos comuns. As lanternas, por exemplo, continuam as mesmas para hatch e sedã. Mesmice também debaixo do capô. As novidades da Dacia foram apresentadas com o mesmo 1.0 SCe três cilindros aspirado usado no Brasil. No Velho Continente, são 65 cv de potência – aqui, até 82 cv. O câmbio é manual de cinco marchas.
Na lista também está o 1.0 TCe de 90 cv. A variante pode ser acompanhada de câmbio manual de seis marchas CVT (continuamente variável). Por aqui, o 1.0 TCe turbo da nova geração terá potência superior a 120 cv.
Apenas na Europa, haverá opção de motor 1.0 três cilindros turbo de 100 cv GLP. A sigla especifica que o modelo, como no flexível brasileiro, pode misturar os diferentes combustíveis. No caso, gasolina ao gás liquefeito de petróleo. Cada um, porém, é armazenado à sua maneira, em tanques diferentes.