Dois anos atrás, o Renault Mégane ressurgiu na Europa em formato de SUV elétrico. Até então, chamava-se Mégane eVision. Ou seja, era um protótipo ainda distante do mercado. Pois oito meses depois, em meados de 2021, o novo modelo – batizado de Mégane E-Tech – já estava em testes na França. Agora, o próximo destino é o Brasil.
E não vai demorar. Afinal, de acordo com o site Autos Segredos, o lançamento oficial ocorrerá na próxima semana, logo no início de setembro. A Renault vai lançar o SUV elétrico em um evento de mobilidade realizado pela própria marca francesa.
Posicionado acima do Kwid e-Tech e do Zoe e-Tech, o novo utilitário a baterias vai resgatar, portanto, o nome Mégane, o mesmo do sedã médio que foi vendido no Brasil nas décadas de 1990 e 2000. Nas gerações anteriores, o modelo tinha carrocerias hatch e sedã (mas o hatch nunca veio para cá). Ambos, claro, utilizavam motores a combustão.
Agora, entretanto, os tempos são outros. E, por isso, o Mégane traz como principal trunfo o motor elétrico. Ele gera 220 cv de potência e 30,6 mkgf de torque. Acredita-se que a versão que virá ao Brasil seja a topo de linha Iconic. Nela, a bateria de 60 kWh tem capacidade de gerar até 470 km de autonomia. Segundo a Renault, o Mégane e-Tech chega aos 100 km/h em 7,5 segundos. Já a velocidade máxima alcança os 160 km/h (limitada).
Estética
Assim como naquela época, o modelo promete visual moderno. A nova geração do Mégane é, a princípio, o primeiro Renault feito na arquitetura modular CMF-EV. A base é fruto da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Em medidas, tem 4,21 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,50 m de altura e entre-eixos de 2,70 m. No porta-malas, cabem 440 litros.
Pulando para a estética, o novo Mégane E-Tech tem faróis com iluminação full LEDs. Luzes diurnas invadem o para-choques dianteiro, que tem uma entrada de ar na parte inferior. E o modelo já usa o novo logotipo da marca no centro da grade. As maçanetas das portas de trás ficam escondidas na coluna “C”. Por fim, na traseira, as lanternas são ligadas por um filete de LEDs. Destaque para a linha da cintura alta e a leve caída na parte posterior do teto.
Da porta para dentro, como de praxe, a conectividade se destaca. Há quadro de instrumentos de 12,3″ e uma tela no centro do painel com 12″ e disposição vertical. Tal como nos carros da Volvo, o sistema operacional Android reúne serviços nativos do Google. E tem espelhamento sem fio com Android Auto e Apple Carplay.
No mais, o pacote oferece recursos semiautônomos como controle de cruzeiro adaptativo (controla acelerador e freio) e assistente de permanência em faixa, por exemplo. Som premium Harman Kardon e Park Assist também estão na lista. O preço ainda é desconhecido. Entretanto, devem ficar acima do Zoe e-Tech, que custa R$ 239.990. Nossa aposta é que o Mégane E-Tech virá na faixa dos R$ 300 mil, mais próximo de rivais como Chevrolet Bolt e Nissan Leaf.