Você está lendo...
Peugeot estuda produzir nova geração do SUV 2008 na Argentina
Mercado

Peugeot estuda produzir nova geração do SUV 2008 na Argentina

Segunda geração do Peugeot 2008 ainda não veio ao Brasil, mas produção na Argentina pode trazer o SUV, que está à venda na Europa desde 2019

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

28 de ago, 2022 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Peugeot
Bem como no 208, e-2008 tem dianteira destacada pelas luzes diurnas em formato de "presas do leão", como diz a Peugeot
Crédito:Peugeot/Divulgação

Após dois anos do lançamento da segunda geração do Peugeot 2008 na Europa, a marca francesa enfim avalia a possibilidade de fabricar o SUV na Argentina. A informação foi apurada pelo Motor 1 Argentina, que conversou com o gerente da Peugeot no país vizinho, Gabriel Cordo Miranda. Segundo o executivo, a marca francesa, que vive um novo momento no grupo Stellantis, estuda montar o novo 2008 na fábrica de El Palomar, ao lado do hatch 208.

De acordo com Miranda, há diversas questões para que esse plano se torne realidade. Uma delas é o estudo da receptividade do público argentino em relação ao SUV. Mas, a produção do modelo na Argentina abriria portas para a exportação a vários países da América do Sul, principalmente o Brasil. Além disso, seria uma “mão na roda”, já que o 2008 compartilha diversos elementos do atual 208 e, inclusive, a plataforma CMP.

Peugeot 2008
Nova geração do Peugeot 2008 estreou em 2019 – Divulgação/Peugeot

Publicidade


“A decisão final ainda depende do estudo do projeto, o possível volume de produção e o retorno do investimento. Antes da criação da Stellantis, o novo 2008 foi descartado. Agora não está mais. Os projetos passam por diferentes níveis de maturidade que, em algum ponto, leva à questão de análise de investimento”, resumiu Miranda.



Velha geração continua no Brasil

Logo no início de 2020, a Peugeot registrou no Brasil os desenhos industriais da nova geração do 2008, revelada em 2019. Entretanto, o SUV compacto até hoje não mudou por aqui, continuando o mesmo crossover à venda desde 2015. Embora o crossover tenha ganhado a linha 2023 no fim de junho, feita em Porto Real (RJ), onde o novo Citroën C3 será feito, as alterações foram simples. Afinal, foi uma reestilização que trouxe leves retoques. Além disso, o SUV ganhou uma nova versão, a Style, que segue a mesma linha da variante homônima do hatchback 208 e se encaixa como intermediária.

Divulgação/Peugeot

Versão elétrica?

Importante dizer que a Peugeot apresentou o e-2008 no começo do ano passado. Trata-se da versão elétrica do SUV compacto. De acordo com a montadora, há estudos da reposta do público argentino para a variante, que utiliza um motor elétrico de 136 cv de potência e alcança 345 km de autonomia com uma carga completa. Este também é uma opção para o Brasil, uma vez que a marca já comercializa o e-208, que parte de R$ 264 mil.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião