Protagonista no retorno do Salão do Automóvel de Paris, a Renault revelou nesta segunda-feira (17) vários carros-conceito e lançamentos. A estrela da marca nesta 89ª edição da feira é o conceito 4EVER. Ele resgata o icônico Renault 4L, popular da marca que foi feito entre os anos de 1961 e 1994, e teve mais de 8 milhões de unidades. O protótipo tem visual moderno e nem parece muito com o modelo original, que foi feito para ser prático e barato. Entretanto, antecipa como será o futuro SUV compacto elétrico que a montadora vai lançar em 2025.
Durante a revelação do conceito, o diretor de design da Renault, Gilles Vidal, reforçou a conexão do 4EVER com o passado e o futuro da marca. Embora não lembre tanto o hatch lançado no início dos anos 1960, a dianteira faz uma releitura interessante, com os faróis de LEDs redondos integrados à grade. Já a traseira repete o estilo em forma de “triângulo”, que no hatch 4L (“Quatrelle” na pronúncia em francês) foi feito para facilitar o acesso ao porta-malas.
Motor elétrico
Como todo carro conceito, o 4EVER tem peculiaridades que dificilmente serão aplicadas ao modelo de produção. É o caso, por exemplo, dos compressores integrados às rodas de liga leve de 19 polegadas, que permitem ajustar a pressão dos pneus para cada terreno. Outros dois detalhes curiosos são as câmeras laterais, que substituem os retrovisores, e o painel que traz apenas uma lente translúcida, que reproduz os instrumentos digitais.
Por ora, a Renault não entrega muitos detalhes técnicos. Sabe-se que o futuro SUV elétrico de entrada terá dimensões compactas. São 4,06 metros de comprimento por 1,90 m de altura e 2,10 m de largura. Já o entre-eixos tem 2,57 metros. Além disso, o motor gera 100 kW, o equivalente a 140 cv de potência, e o pacote de baterias tem capacidade de 42 kWh – mas a montadora não informou a autonomia. A plataforma será a CMF-BEV para elétricos.
SUV híbrido
Para os europeus, o destaque da Renault nesta edição 2022 do Salão de Paris é o SUV médio Austral. O modelo está a caminho das lojas para, assim, concorrer com modelos como Peugeot 3008, Toyota RAV4 e VW Tiguan Allspace. O novo utilitário por ora não irá ao Brasil, mas interessa também ao mercado brasileiro como carro de imagem e pela tecnologia. O SUV promete consumo de até 21,7 km/l com o sistema híbrido plug-in que gera 200 cv.
Na estética, o Austral tem o desenho mais moderno da marca, com faróis delgados e lanternas horizontais em formato de “C”. Por dentro, o painel repete o conceito do Mégane elétrico, com duas grandes telas unidas em torno do motorista. Uma exibe o quadro de instrumentos, e a outra é da multimídia, com formato vertical que lembra um tablet. O SUV usa a plataforma CMF-C e mede 4,51 metros de comprimento por 1,83 m de largura.
Novo Kangoo elétrico
Se o SUV Austral está mais distante dos brasileiros, o furgão Kangoo E-Tech elétrico, contudo, estreia em Paris confirmado para desembarcar no Brasil em 2023. O utilitário ganhará nova geração no ano que vem com várias mudanças em relação ao Kangoo Z.E. Maxi. O novo motor elétrico, por exemplo, gera 90 kW, o equivalente a 120 cv (quase o dobro de potência), e o pacote de baterias tem 45 kWh, com autonomia de até 285 km – mais que os 270 km atuais.
*O jornalista viajou a convite da Renault do Brasil