Quem gosta de automobilismo, já ouviu a expressão “não fez tempo, fez um temporal”. Pois ela caberia na medida para o hipercarro elétrico Rimac Nevera, feito para quebrar recordes.
Com custo básico de 2 milhões de euros, algo como R$ 12,3 milhões, o Nevera tem o nome inspirado numa tempestade mediterrânea. Nem é para menos: seus quatro motores elétricos geram 1.914 cv de potência, com aceleração de zero a 100 km/h em menos de 2 segundos.
Muito rápido?
Só para comparar, a indústria vê a marca de 10 segundos como aceitável para o 0-100 km/h. Mas este hipercarro elétrico leva um tempo menor para acelerar da inércia até os 300 km/h: só 9,3 segundos. Outro exemplo colossal é o torque de 240 mkgf, algo digno de um caminhão.
Continua depois do anúncioMesmo com tamanho vigor, teoricamente, as baterias de 120 kWh alcançariam os 550 km antes do abastecimento, com 80% de recarga feita em 22 minutos em estações de carga rápida.
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Três anos para sair do papel
Derivado do protótipo Concept Two, a Rimac teve três anos de desenvolvimento extra, com avanços sobretudo em aerodinâmica. Assim, a eficiência subiu 37% nos primeiros conceitos, graças a painéis móveis no spoiler dianteiro, capô, difusor traseiro e aerofólio, todos com acionamento elétrico independente.
Por exemplo, a movimentação de painéis aumenta o arrasto em até 326% no modo de velocidade extrema e maior pressão (High Downforce), exercendo enorme pressão no carro contra o solo.
Ainda sobre a estrutura, o Nevera pesa 2.150 kg, com distribuição maior sobre o eixo traseiro (proporção de 48/52). Só que 200 kg do total são “gastos” no reforço do abrigo das baterias. Assim, percebemos os ganhos do uso massivo de carbono.
Inteligência artificial
O sistema de transmissão do Rimac Nevera também é inovador: aproveita os quatro motores (instalados um em cada roda) para unir os pares de força dois a dois — uma transmissão por eixo.
Também há novidade na frenagem: mecanicamente, são quatro discos da Brembo de carbono-cerâmica, de 390 mm, e pinças com seis pistões. Mas, em vez de os controles de estabilidade e de tração acionarem os freios para equilibrar o carro, é a eletrônica que atua na aceleração.
Eletrônica esta que também comanda a coluna de direção, totalmente “by wire” (sem conexão por cabos), bem como os sete modos de condução com acerto fino feito por inteligência artificial.
Com produção limitada a 150 unidades, a Rimac garante que não haverá dois carros iguais. Assim, os clientes poderão escolher a versão — GT, Signature, Timeless ou Bespoke —, mas com alto grau de personalização… Que, claro, vai encarecer ainda mais o seu preço final.
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