Você está lendo...
Carro mais popular dos games não é um esportivo; veja os 5 mais famosos
Notícias

Carro mais popular dos games não é um esportivo; veja os 5 mais famosos

Need for Speed, Gran Turismo, Forza Horizon e até GTA têm em comum um carro que está longe de ser um esportivo, mas você certamente pilotou

Emily Nery, para o Jornal do Carro

29 de mai, 2021 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

Ford Mustang é o segundo carro com mais aparições em games
Ford Mustang é o segundo carro com mais aparições em games
Crédito:Reprodução/IGCD

Se você pudesse relembrar todos os carros mais incríveis que você pilotou em jogos de videogame, qual seria o grande protagonista? Pois uma pesquisa britânica revelou que, até na tela, o carro mais popular de todos os tempos está longe de ser um veículo de luxo, ou um esportivo de tirar o fôlego.

A pesquisa foi feita pela corretora britânica Uswitch, que contou com a ajuda do acervo gamer do IGCD, cujo banco de imagens reúne todos os carros (da vida real) que aparecem em jogos de videogame. Então, veja a seguir a lista dos 10 modelos que mais "batem ponto" nas interfaces que mais amamos.

Mazda RX-7 carro
Reprodução/IGCD

Publicidade


5) Mazda RX-7

A terceira geração do Mazda RX7 apareceu cerca de 383 vezes em jogos de videogames, das quais 75 vezes estava com a carroceria pintada na cor amarela.

Devido ao antigo motor alemão Wankel com motor rotativo, o modelo era mais leve e consegui maior velocidade e aceleração. Como resultado, ele foi o carro mais popular na famosa franquia de jogos Gran Turismo.

Toyota Supra no Gran Turismo 5
Reprodução/IGCD/Toyota

4) Toyota Supra

Outro esportivo japonês famoso no universo gamer é o Toyota Supra, mais especificamente a versão da quarta geração, a mais popular. De acordo com a análise da Uswitch, o invocado modelo apareceu 386 vezes. Desse total, 70 vezes ele apresenta a pintura da carroceria na cor prata.

Todavia, não foi o Need for Speed ou o Grand Turismo que mais destacam o cupê. Conforme aponta a pesquisa britânica, foi no jogo japonês para mobile Drift Spirits, de 2013, em que o Supra mais aparece. Porém, anteriormente, o esportivo já tinha sido destaque na clássica cena de racha de Velozes e Furiosos entre Brian O'Conner (Paul Walker) e Dominic Toretto (Vin Diesel).



Nissan Skyline no Gran Turismo 6 carro
Nissan Skyline no Gran Turismo 6 Reprodução/IGCD

3) Nissan Skyline

Mencionando a saga de Brian e Dom, o segundo filme de Velozes e Furiosos trouxe um Nissan Skyline GT-R R34 tunado na cor cinza com listas azuis. Não só popular na bem-sucedida franquia de Hollywood para as telonas, mas famosa também nas interfaces dos games. Neste caso, o esportivo apareceu 440 vezes. A preferência da pintura da carroceria foi majoritariamente na cor azul, com 108 carros listados no geral.

O veterano apareceu nos mais clássicos jogos de corrida, incluindo a série Forza Horizon e Need for Speed. Contudo, é no Gran Turismo 6 (2013) em que o modelo ganha mais destaque, somando 15 participações.

Importante ressaltar que o seu sucessor, o Nissan GT-R, também entrou nesta lista. Entretanto, ficou em 9º lugar, com 273 aparições virtuais.


Ford Mustang em seu jogo homônimo de 2005 carro
Ford Mustang em seu jogo homônimo de 2005 Reprodução/IGCD

2) Ford Mustang

Seria completamente estranho se o muscle car não fizesse parte desta lista, mas até os gamers querem ter um gostinho da sensação em dirigi-lo.

Desse modo, o Ford Mustang está presente nos famosos Need for Speed, Forza Horizon e Project CARS, mas também em jogos que fogem da premissa de corrida, como Call of Duty Black Ops e Silent Hill 3. A fama foi tanta que o clássico veículo ganhou até um jogo homônimo em 2005.


Ao todo, o Mustang contou com 545 aparições nos jogos. Assim, é a primeira versão, de 1965, a preferida dos desenvolvedores dos games. A cor vermelha é a favorita para estampar a carroceria e foi vista por 72 vezes.

Ford Crown Victoria no GTA 5
Ford Crown Victoria no GTA 5 Reprodução/IGCD

1) Ford Crown Victoria

Ele é o típico carro que você "não sabe qual é, mas já o viu em algum lugar". De fato, o Ford Crown Victoria está longe de ser um carro esportivo. Mas graças aos policiais e taxistas, categorias essenciais em jogos de corrida e racha, o modelo é o que mais aparece nos jogos de videogame.


Para um bom jogo de carros, é praticamente essencial ter uma fuga ou perseguição, correto? Por isso, o sedã da Ford apareceu nada menos do que 635 vezes, das quais 187 vezes na cor amarela, provavelmente como um carro de táxi. Por sua vez, o jogo que mais o destacou foi o Midnight Club: Street Racing, lançado há 21 anos.

Ford Crown Victoria no Need for Speed
Ford Crown Victoria no Need for Speed Reprodução/IGCD

Na vida real, o modelo foi descontinuado pela Ford em 2011, após duas gerações. Sua trajetória em 19 anos foi suficiente para ficar conhecida por equipar a frota policial e de taxis nos EUA. De quebra, virou símbolo de ambas as categorias em filmes e videogames.


Veja os 10 modelos com mais aparições nos games

Reprodução/Uswitch

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Guia de boas práticas para o uso do carro elétrico

Tire suas dúvidas para dirigir com tranquilidade e segurança

12 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os carros elétricos estão cada vez mais presentes nas ruas do Brasil. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), esse mercado emplacou, no País, mais de 49 mil unidades nos oito primeiros meses de 2023, praticamente o total registrado em 2022. Mesmo assim, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o funcionamento desses veículos. Para ajudar você nessa jornada, o Oficina Mobilidade traz algumas dicas. Confira:

1. Como carregar a bateria do carro em casa?

A recarga residencial segue as mesmas recomendações de outros equipamentos elétricos

de alta corrente, como ferro de passar roupa, secador de cabelo e ar-condicionado. Em  comum, eles possuem tomadas de pino grosso, de 20 A. Jamais utilize adaptadores de pino grosso para pino fino, a fim de conectar equipamentos de 20 A em tomadas de 10 A. Isso aumenta o risco de curto-circuito. Os proprietários de veículos elétricos devem ter em casa uma tomada de 220 V e 20 A com cabeamento compatível com a potência a ser consumida, além de sistema de aterramento e proteção.

2. O que é melhor: carga lenta ou ultrarrápida?

A diferença entre as duas operações se resume ao tempo e à necessidade do usuário. Vale lembrar que a recarga ultrarrápida não se encontra disponível em todos os modelos. Durante o desenvolvimento do veículo, a fabricante deve prever essa atividade em seu projeto da bateria e do carregador de bordo.

3. O que devo saber antes de fazer uma viagem?

Planeje a viagem para saber exatamente onde há eletropostos no meio do caminho. Se o percurso for longo, provavelmente a bateria não terá autonomia suficiente até a chegada ao destino. Existem aplicativos que indicam os locais de pontos de recarga. Assim, as paradas podem ser programadas e o passeio vai ocorrer sem a preocupação com falta de carga.

4. Como tirar melhor proveito na cidade e na estrada?

Ao contrário do carro com motor a combustão, o veículo movido a eletricidade é mais econômico na cidade, porque o costumeiro “anda e para” ajuda a recarregar a bateria e, consequentemente, a ampliar a autonomia. Para o uso urbano, se o carro tiver o “one pedal drive” – que praticamente dispensa o pedal de freio –, habilite o recurso para permitir o reaproveitamento cinético de energia. Isso, porém, exige adaptação do motorista nos primeiros quilômetros. Na estrada, se possível, deixe o ar-condicionado desligado, mantenha os pneus bem calibrados e as janelas fechadas para diminuir a resistência do ar, providências que vão poupar energia da bateria.

5. Como aproveitar o recurso de regeneração de energia da bateria?

Mantenha o recurso sempre ativado e na opção de máxima regeneração. Alguns fabricantes deixam a cargo do cliente a decisão sobre o uso e a intensidade da regeneração. Mas há modelos que ainda não oferecem tais ajustes.

6. Que cuidado devo ter com a manutenção do carro elétrico?

A manutenção é diferente da do automóvel a combustão, porque o carro elétrico tem apenas 50 partes móveis, ante 350 do convencional. De toda forma, siga sempre as orientações da fabricante que constam no manual do proprietário em relação aos prazos e ao que observar nas revisões.

7. O que é preciso mexer ou trocar nas revisões?

O carro movido a bateria dispensa itens como velas, correia, filtros de combustível e de óleo, engrenagens de câmbio e virabrequim, tornando as revisões mais simples e baratas. Como existe um trabalho de frenagem automática quando o motorista tira o pé do acelerador, o sistema de freio é bem menos exigido, evitando o desgaste das pastilhas. A revisão inclui inspeção das portas de carregamento e dos rotores e avaliação da bateria. Fechaduras, filtro de ar-condicionado, suspensão, dobradiças e trincos também são vistoriados.

8. Os pneus dos carros elétricos são diferentes?

Os pneus de veículos elétricos apresentam a mesma estrutura básica em termos de componentes (talões, camada estanque e banda de rodagem). No entanto, algumas modificações ocorrem durante o projeto, como materiais utilizados, desenho e capacidade de carga. Eles são mais resistentes e recebem reforços estruturais, uma vez que o carro elétrico, geralmente, é mais pesado por conta da instalação da bateria. Jamais coloque um pneu normal para rodar no carro elétrico, pois sofrerá desgaste prematuro devido ao peso extra. Além disso, tenha em mente que o consumo do pneu pode ser maior por causa do alto torque no caso de dar arrancadas rápidas.

9. Que fatores afetam a autonomia da bateria?

Ligar o ar-condicionado na potência máxima, fazer arrancadas em busca de desempenho superior e não aproveitar da melhor forma a regeneração impactam diretamente a autonomia da bateria.

10. Como lavar o carro elétrico?

A lavagem deve ser realizada como se fosse um carro convencional, já que as vedações seguem os padrões de estanqueidade para os componentes elétricos e eletrônicos do sistema de tração. As baterias são testadas contra inundações e, em caso de acidente, o fluxo de corrente é imediatamente desligado para não haver risco de choque elétrico aos ocupantes.

11. Como rebocar um carro elétrico/híbrido?

Para que o carro elétrico seja rebocado de forma segura, o guincho precisa ser do tipo plataforma. É importante que as rodas do veículo não encostem no chão, pois elas possuem um sistema de regeneração de energia, que ajuda no recarregamento da bateria. Também é necessário que o veículo esteja em marcha neutra.

Lembre-se de que as recomendações podem variar conforme o fabricante e o modelo do carro elétrico. Por isso, é importante consultar o manual do proprietário. Além disso, as infraestruturas de carregamento estão em constante evolução, exigindo que o motorista se atualize sobre as opções disponíveis em sua região.