Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

09/11/2023 - 4 minutos de leitura.

Rimac Nevera, supercarro elétrico, supera 275 km/h; de marcha à ré

Superesportivo elétrico da croata Rimac, Nevera tem quase 2.000 cv de potência, quatro motores elétricos e mais um recorde inusitado no currículo

Rimac Nevera quebra recorde na Alemanha Crédito: Bugatti Rimac/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

O supercarro croata Rimac Nevera tem todos os motivos do mundo para ser rápido, afinal tem quase 2.000 cv de força. Entretanto, ele também é rápido…de ré. Veloz o suficiente para registar um recorde de velocidade, autenticado pelo Guinness World Records. O modelo atingiu 275,74 km/h em marcha-à-ré, muito mais do que o antigo recorde, feito por um Catherham 7 Fireblade, com 165 km/h.

Ainda que passar de 270 km/h num superesportivo possa não parecer muita coisa, fazer isso indo em sentido reverso com certeza é. O segredo do modelo está no conjunto mecânico, onde quatro motores elétricos, um para cada roda, permite ao modelo acelerar com força total, para qualquer direção que seja.


Leia Mais


Bugatti Rimac/Divulgação
Continua depois do anúncio

O Nevera gera exatos 1.940 cavalos de força, junto de 240 mkgf de torque, valores astronômicos. Tais números facilmente se traduzir em invejáveis 1,81 segundos no 0 a 100 km/h, e quarto de milha em 8,25 segundos. Quando indo exclusivamente para frente, o modelo atinge a velocidade máxima de surpreendentemente altos 415 km/h.

Curiosamente, ir tão rápido em marcha-à-ré era algo previsto pela equipe de engenharia da Rimac, e não exatamente uma surpresa. Segundo o engenheiro-chefe do programa Nevera na Bugatti Rimac, Matija Renić, a equipe sabia da capacidade do modelo de ser veloz usando a ré, mas que nada no carro foi feito pensando nisso. Apenas simulações mostraram que isso seria possível, e de fato era. 

Estabilidade do Rimac Nevera foi primordial para o recorde

Bugatti Rimac/Divulgação

O modelo quebrou o recorde no campo de provas da ATP, em Papenburg, na Alemanha. A surpresa, no entanto, está na estabilidade do esportivo durante a façanha. Segundo o piloto de testes da marca, o modelo surpreendeu durante a prova, e que não esperava um resultado tão satisfatório, além de que teve cuidado para não interferir na estabilidade.

Por fim, o modelo também detém o recorde de elétrico de produção mais rápido em outra pista alemã, Nürburgring. O Nevera cumpriu todo o traçado em 7 minutos e 5,2 segundos, mais rápido que outro elétrico muito veloz, o Tesla Model S Track, que precisou de 7 minutos e 25 segundos, por exemplo.

O Jornal do Carro também está no Instagram!


Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se
Volvo EX30: aceleramos o novo SUV elétrico em Barcelona

Notícias relacionadas

Lançamentos

Novos Audi A4 e A5 Quattro desembarcam no Brasil; veja os preços

Notícias

Toyota Hilux abandona aerofólio em versões mais caras por problema na peça

Notícias

Novo Honda City surge camuflado em testes e chega em breve

Notícias

GWM reduz custo de revisão na linha Haval H6; veja os valores

OFERTAS 0KM
R$ 169.990,00

Caoa Chery Tiggo 7 PRO Hybrid Max Drive

A partir de R$ 164.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

De R$ 119.990,00 por R$ 113.990,00 OU o Taxa 0,79%, com 40% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai Creta Action 1.6

A partir de R$ 75.990 (à vista) com seu usado na troca.

Hyundai New HB20 Comfort Plus

Comfort Plus MT 24/25 De R$ 95.590 por R$ 91.590

Hyundai New HB20S Comfort Plus

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0%

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

VER TODAS AS OFERTAS