O supercarro croata Rimac Nevera tem todos os motivos do mundo para ser rápido, afinal tem quase 2.000 cv de força. Entretanto, ele também é rápido…de ré. Veloz o suficiente para registar um recorde de velocidade, autenticado pelo Guinness World Records. O modelo atingiu 275,74 km/h em marcha-à-ré, muito mais do que o antigo recorde, feito por um Catherham 7 Fireblade, com 165 km/h.
Ainda que passar de 270 km/h num superesportivo possa não parecer muita coisa, fazer isso indo em sentido reverso com certeza é. O segredo do modelo está no conjunto mecânico, onde quatro motores elétricos, um para cada roda, permite ao modelo acelerar com força total, para qualquer direção que seja.
O Nevera gera exatos 1.940 cavalos de força, junto de 240 mkgf de torque, valores astronômicos. Tais números facilmente se traduzir em invejáveis 1,81 segundos no 0 a 100 km/h, e quarto de milha em 8,25 segundos. Quando indo exclusivamente para frente, o modelo atinge a velocidade máxima de surpreendentemente altos 415 km/h.
Curiosamente, ir tão rápido em marcha-à-ré era algo previsto pela equipe de engenharia da Rimac, e não exatamente uma surpresa. Segundo o engenheiro-chefe do programa Nevera na Bugatti Rimac, Matija Renić, a equipe sabia da capacidade do modelo de ser veloz usando a ré, mas que nada no carro foi feito pensando nisso. Apenas simulações mostraram que isso seria possível, e de fato era.
Estabilidade do Rimac Nevera foi primordial para o recorde
O modelo quebrou o recorde no campo de provas da ATP, em Papenburg, na Alemanha. A surpresa, no entanto, está na estabilidade do esportivo durante a façanha. Segundo o piloto de testes da marca, o modelo surpreendeu durante a prova, e que não esperava um resultado tão satisfatório, além de que teve cuidado para não interferir na estabilidade.
Por fim, o modelo também detém o recorde de elétrico de produção mais rápido em outra pista alemã, Nürburgring. O Nevera cumpriu todo o traçado em 7 minutos e 5,2 segundos, mais rápido que outro elétrico muito veloz, o Tesla Model S Track, que precisou de 7 minutos e 25 segundos, por exemplo.
O Jornal do Carro também está no Instagram!