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Rodas de fibra de carbono trazem eficiência
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Tecnologia

Rodas de fibra de carbono trazem eficiência

Mais leves e duráveis, elas ajudam a aumentar o desempenho de esportivos como o Mustang Shelby GT350R

23 de set, 2015 · 4 minutos de leitura.

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 Rodas de fibra de carbono trazem eficiência
Mustang Shelby GT350R é primeiro modelo a incorporar rodas de carbono como item de série

As montadoras estão sempre buscando aprimorar o desempenho de seus modelos esportivos, e isso inclui a pesquisa de materiais que possam trazer eficiência e melhores resultados. Uma das mais recentes novidades é a adoção de rodas de fibra de carbono no lugar das mais comuns, de liga leve.

Trata-se de um material sintético, composto por filamentos feitos, em sua maioria, de carbono (obviamente). Em sua composição há outros elementos utilizados para unir e sustentar essas fibras.

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As principais virtudes da fibra de carbono são leveza e durabilidade. Cada roda feita desse material pesa cerca de 8 kg, ante os 15 kg das de alumínio.

A redução de 28 kg no peso total do veículo melhora aceleração, frenagem e consumo de combustível. Quanto mais leve for um veículo, menos força será necessária para movê-lo.

Há também menor desgaste de peças, como as da suspensão. Aliás, a redução do tempos de resposta do conjunto montado com rodas de fibra de carbono surpreendeu até a Ford. Em uma prova de impacto em alta velocidade contra o meio-fio, a suspensão reagiu tão bem que o avaliador repetiu o teste, pensando que não o havia feito corretamente.


DURABILIDADE

Esse material se mostrou muito resistente após ter sido exposto a raios ultravioleta, substâncias químicas, como sais com alto poder de corrosão e calor intenso. Em frenagens fortes, as rodas podem atingir temperaturas acima de 900°C.
Contribui para isso o revestimento de material cerâmico resistente ao calor, similar ao aplicado nas lâminas das turbinas de ônibus espaciais.

O composto é liquefeito e injetado com uma pistola em pontos críticos. A meta é permitir o uso contínuo e extremo do carro com segurança.


O grande problema da fibra de carbono é seu preço. Um jogo com quatro peças para um Porsche 911, por exemplo, custa cerca de US$ 15 mil nos EUA. Na conversão direta, sem considerar os impostos, isso dá aproximadamente R$ 60 mil.

O primeiro carro a oferecer essa solução (como opcional), foi o sueco Koenigsegg One:1. Neste ano, a Ford resolveu incluir o item (de série) do Mustang Shelby GT350R.

A oferta desse item na nova versão endiabrada do muscle car deve abrir caminho para que sua presença seja ampliada para outros modelos.


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