A Electrogenic uma empresa britânica especialista em transformar carros antigos em elétricos (EVs), fez o retrofit de um Rolls-Royce Phantom II de 1929. Assim, a unidade, das 1.681 fabricadas, agora tem motor elétrico de 201 cv de potência. Para isso, o motor de seis cilindros e 7,7 litros a gasolina deu lugar a um conjunto de baterias de 93 kWh.
Seja como for, a empresa deixou claro que a mudança é reversível. Afinal, o modelo foi feito sob encomenda e exclusivamente para um colecionador. Conforme a Electrogenic, a versão elétrico do Rolls-Royce Phantom II está exposto no Salon Privé no Blenheim Palace, na Inglaterra. O evento vai até sábado, 2 de setembro.
Como foi a transformação do Rolls-Royce Phantom
Em primeiro lugar, o Rolls-Royce foi totalmente escaneado. Assim, o objetivo era descobrir o melhor lugar para a instalação das novas baterias. Por sinal, o conjunto foi posicionado no cofre do motor. De acordo com a Electrogenic, o motor elétrico gera o equivalente a 201 cv de potência e 31,6 mkgf de torque. Portanto, quatro vezes mais energia que o conjunto original.
A autonomia chega a 241 km por carga. Além disso, por causa do aumento de potência e torque, o carro recebeu novo sistema de freios, com acionamento hidráulico. Da mesma forma, há sistema de regeneração de energia das frenagens.
Conforme a Electrogenic, o Phantom II manteve outros sistemas originais, com os de lubrificação. Porém, os marcador de nível de gasolina e de temperatura do óleo foram substituídos por LEDs. Assim, o sistema agora indica a energia disponível nas baterias. Aliás, agora o Rolls-Royce também conta com um sistema de som de última geração.
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