Você está lendo...
Salão de Detroit mostra recuperação dos EUA
Mercado

Salão de Detroit mostra recuperação dos EUA

Feira que abrirá ao público entre os dias 14 e 22 terá mais de 500 veículos expostos no Cobo Center. Desse total há pelo menos 32 lançamentos, a maior de modelos globais.

09 de jan, 2012 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Salão de Detroit mostra recuperação dos EUA

TEXTO: CLEIDE SILVA
FOTO: JOHN F. MARTIN/EFE

Detroit (EUA) – Com aumento das vendas em 2011, algumas montadoras reativando fábricas e trazendo de volta funcionários dispensados nos últimos dois anos, a indústria automobilística dos EUA dá sinais de que a recuperação está a caminho, ainda que lentamente.

Publicidade


No ano passado o setor vendeu 12,8 milhões de veículos, 10% a mais que em 2010, com resultado bem acima do de 2009, o pior dos últimos 27 anos, com 10,4 milhões de unidades. Antes da crise, o mercado chegou a comprar 17 milhões de veículos ao ano.

A perspectiva de continuar crescendo este ano, e adicionar mais 1 milhão de unidades no volume atual, deu novo fôlego ao Salão Internacional do Automóvel de Detroit, um dos maiores eventos do setor no mundo, que será aberto ao público entre os dias 14 e 22 na cidade berço da industria automotiva.

O Cobo Center, gigantesca arena onde é realizado o salão anual, ampliou o espaço para abrigar mais expositores. Companhias que haviam abandonado a feira por questões de economia de custos voltaram, caso da japonesa Nissan, ausente por três anos.


Entre os mais de 500 veículos que serão expostos, 32 são lançamentos, a maioria de modelos globais. As três maiores marcas americanas, GM, Ford e Chrysler, devem retomar o glamour na apresentação de produtos, depois de dois anos mornos por causa da crise que quase levou duas delas à falência.
“O salão deste ano marca a saída da crise”, diz Thomas Wendt, da consultoria Roland Berger nos EUA. “As fabricantes americanas vão mostrar que estão de novo no jogo.”
Um dos sinais da retomada foi a recente reabertura de uma fábrica da Chrysler em Detroit que estava desativada desde julho de 2010. A unidade vai produzir o superesportivo SRT Viper, que será mostrado no salão. A GM também reiniciará as atividades de uma planta no Tennessee, fechada há dois anos. Serão contratados 685 trabalhadores para a produção do Chevrolet Equinox, outro que está na mostra.

Viagem feita a convite da Anfavea


Deixe sua opinião