País onde o novo coronavírus surgiu, a China foi a primeira nação do mundo a sofrer os efeitos da doença. Também foi o país que se recuperou mais rapidamente, reabrindo cidades, escritórios e comércio. E os chineses são os primeiros a voltar a realizar grande evento automobilístico, o Salão de Pequim.
Ainda que Bangcoc, na Tailândia, tenha organizado uma feira antes da de Pequim, o evento chinês tem maior importância e relevância. Realizado normalmente no fim de abril, neste ano o salão foi adiado. A abertura ao público ocorreu nesta semana, com foco nos modelos elétricos.
Este é o segmento em que as montadoras estão depositando enorme expectativa ‒ além de bilhões em investimentos. Na China, maior mercado para esse tipo de veículo no mundo, os elétricos respondem por uma importante parcela das vendas.
Leia Mais
Confira algumas novidades:
A Honda revelou o seu primeiro SUV 100% elétrico, batizado de SUV e: Concept, o modelo ainda é um estudo, mas logo chegará às lojas, conforme anunciou o diretor da Honda na China, Katsushi Inoue. “O veículo elétrico puro desenvolvido com base no Honda SUV e: concept será produzido em massa o mais rápido possível”, disse o executivo.
A Hyundai é outra asiática que está investindo pesado na eletrificação. A marca levou alguns modelos para Pequim, com destaque para o RM20e Racing Midship, uma versão preparada e totalmente elétrica do Veloster. O protótipo é equipado com um motor elétrico central de 810 cv de potência e vai de zero a 100 km/h em menos de 3 segundos, segundo a Hyundai N, divisão esportiva da sul-coreana.
Na Volvo, todos os holofotes apontam para o Polestar Precept, supercarro da divisão de elétricos da marca sueca. O conceito deveria ter estreado ao público no Salão de Genebra, em março. Porém, a feira suíça foi cancelada, e sua primeira aparição acontece em Pequim, para alegria da dona da Volvo, a chinesa Geely.
Por falar nas marcas chinesas, a Great Wall revelou um dos conceitos mais belos e estilosos desta edição da mostra. A despeito do nome, Futurist, o protótipo é um sedã elétrico de visual retrô. Ele lembra clássicos de algumas décadas atrás, como os Lincoln. Isso na parte do design, pois o estudo é alimentado por baterias que garantem, segundo o fabricante, uma autonomia de até 700 km.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-sePorsche aposta em visita virtual e Maserati MC20 dá as caras
Entre as marcas alemãs, a Porsche oferece uma visita virtual em seu estande. Fãs da fábrica de Stuttgart em todo o planeta podem conferir o espaço do sofá de casa, acessando inclusive as cabines dos veículos. Já a Audi está em negociações com o grupo FAW para produzir no país asiático os futuros elétricos da marca, feitos sobre a nova plataforma PPE.
Entre os supercarros a combustão, destaque para o Maserati MC20, que a marca do tridente apresentou no início de setembro. O cupê de luxo fez sua estreia presencial em Pequim com o novíssimo motor Nettuno, um V6 de 3 litros com dois turbos, 630 cv de potência e parrudos 74,4 mkgf de torque a 3.000 rpm.
Salão de Pequim: em momento oportuno para vendas
O Salão de Pequim de 2020 acontece no período em que tradicionalmente se vende mais carros na China. É a temporada de compras, chamada de “Golden September, Silver October”. Em agosto, os licenciamentos cresceram 11,6% sobre o mesmo mês de 2019.
Foi o quinto aumento consecutivo após os bloqueios do início do ano por causa da pandemia. Mas apesar do otimismo, o clima na indústria chinesa ainda é de cautela à espera de uma retomada mais forte. Quem sabe em 2021 com a vacina.