Em testes no Brasil, o Chery Omoda C5 é realidade no exterior. Na China, o SUV já está à venda. Agora, foi a vez da Rússia receber o modelo. Entretanto, por lá, Omoda virou submarca e, assim, promove a estreia da nova gama de SUVs da chinesa com o compacto C5. O novo modelo tem tamanho de Jeep Compass, com 4,40 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,58 m de altura e 2,63 m de entre-eixos. O porta-malas comporta 378 litros.
Na parte externa, destaque para a ampla grade dianteira que integra os LEDs diurnos, enquanto os faróis principais ficam mais abaixo, nas laterais do para-choques. Atrás, o Omoda C5 tem lanternas em posição elevada, conectadas por uma barra e com iluminação moderna de LEDs, que, então, formam várias barrinhas por dentro das lentes. No geral, o estilo é tão ousado quanto nos modelos da Lexus, marca de luxo da Toyota.
Na cabine, o Omoda C5 é moderno e minimalista. Em relação ao modelo chinês, o da Rússia tem novos difusores do ar-condicionado de duas zonas, bem como console central redesenhado. Destaque para as telas de 10,25 polegadas para o quadro de instrumentos e a central multimídia. Por fim, os painéis de portas ganharam novo formato e até a manopla de câmbio recebeu retoque. Há iluminação ambiente, controle de velocidade adaptativo e frenagem automática.
SUV deve reativar fábrica de Jacareí (SP)
Na Rússia, o Omoda C5 tem cinco versões de acabamento. No geral, todas as opções são cheias de tecnologias e saem de fábrica com o sistema ADAS, que reúne recursos de assistência à condução. Ou seja, o novo SUV estreia nova arquitetura mais moderna que a dos atuais SUVs da linha Tiggo. Por causa disso, tem opções híbridas já de saída, o que certamente virá ao Brasil, onde a Caoa Chery já eletrificou toda a sua gama de veículos.
Entretanto, para a montadora sino-brasileira, o Omoda C5 deverá ser ainda mais importante como produto. Especulações apontam que o novo SUV vai reabrir a fábrica da Caoa Chery em Jacareí, no interior de São Paulo. A unidade foi fechada para reforma no início deste ano, sem data prevista de reabertura. Na ocasião, a montadora declarou apenas que vai produzir no local veículos mais modernos, como é o caso do utilitário.
Com a conclusão das obras em Jacareí esperada para 2025, cresce a possibilidade de a Caoa Chery produzir o Omoda C5 no País. Entretanto, importante dizer que o SUV virá primeiro importado da China, justamente para preparar terreno até a sua fabricação local. Vale lembrar que, em novembro de 2021, contamos aqui no Jornal do Carro que, na revelação do modelo, a Chery citou o Brasil e a Rússia como prioridades para o lançamento.
Para isso, a montadora terá de decidir qual mecânica terá o modelo. Na Rússia, por exemplo, o Omoda C5 usa motor 1.5 turbo a gasolina de 150 cv conectado a um câmbio automático do tipo CVT. Contudo, no Brasil, a expectativa é de que o SUV estreie com o mesmo sistema híbrido leve flex de 48V disponível nos Tiggo 5X e 7 Pro. O 1.5 turbo, neste caso, gera 160 cv e 25,5 mkgf de torque. Afinal, a Caoa Chery eletrificou recentemente toda a sua gama.