O Sem Parar, empresa conhecida pelos tags de pedágio, passou a oferecer o pagamentos de débitos do Detran por meio de seu aplicativo. A novidade é fruto de uma parceria com a startup Zapay.
A nova funcionalidade já está ativa. E os usuários de São Paulo e Rio de Janeiro que têm o Sem Parar já podem atualizar o aplicativo.
Por meio da ferramenta, é possível quitar multas e parcelar o valor em até 12 vezes no cartão de crédito.
A intermediação do pagamento de débitos de veículos pela Zapay é autorizada pelo Denatran. Tais como IPVA, licenciamento, multas e seguro DPVAT.
Para utilizar a novidade no aplicativo do Sem Parar, não é preciso fazer nenhum outro cadastro ou pagar taxas adicionais.
Parcelamento em até 12 vezes acresce juros
“A consulta não é paga. O único custo embutido é se o cliente optar por fazer o parcelamento. Nesse caso as taxas variam de acordo com o número de parcelas e são as de mercado.” A informação é da diretora de Produtos e UX do Sem Parar, Daniela Guillen.
Assim como o oferecido por alguns Detrans o pagamento antecipado do IPVA por meio do aplicativo tem desconto. Contudo, a quitação só pode ser feita com cartões de crédito.
Em um segundo momento, será possível ativar notificações para alertar o cliente sobre a data de vencimentos de débitos. Na segunda fase, inclusive, o aplicativo deverá atender outros Estados brasileiros.
Futuramente, as empresas pretendem ampliar o número de clientes. “Queremos oferecer esse serviço para qualquer proprietário de veículo. Será possível consultar débitos e fazer o pagamento por meio do aplicativo. Ainda que não seja um cliente do Sem Parar”, diz Daniela.
Entretanto, o usuário só poderá consultar e quitar débitos referentes ao veículo que está credenciado no Sem Parar.
Facilidade é para débitos que tramitam no Detran
Em relação às multas, o cliente poderá fazer o pagamento das que tramitam em órgãos de trânsito nos quais o Zapay têm acesso. “Enquanto o prazo não estiver expirado em órgãos legais, o cliente pode efetuar o pagamento pelo aplicativo”, diz o Head de Negócios & Parcerias da Zapay, Milton Camargo.
O nome do motorista não pode estar inscrito na dívida ativa. Se isso ocorrer, deixará de ser possível tratar a infração por meio do aplicativo.
A ideia de fazer a parceria é anterior à pandemia do novo coronavírus. Oferecer novas funcionalidades é o objetivo do Sem Parar.
A empresa pretende ser no futuro uma grande plataforma de serviços para motoristas. Atualmente, pouco mais de 1 milhão de clientes utilizam o App.