Você está lendo...
Sem Parar passa a oferecer pagamento de débitos do Detran em seu aplicativo
Legislação

Sem Parar passa a oferecer pagamento de débitos do Detran em seu aplicativo

Parceria com a startup Zapay permite parcelar débitos do Detran, como IPVA, multas, licenciamento e DPVAT em até 12 vezes pelo aplicativo.

Emily Nery, para o Jornal do Carro

15 de dez, 2020 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

detran
Detran alerta que golpe é feito através de sites e redes sociais falsos
Crédito:Detran-SP/Divulgação

O Sem Parar, empresa conhecida pelos tags de pedágio, passou a oferecer o pagamentos de débitos do Detran por meio de seu aplicativo. A novidade é fruto de uma parceria com a startup Zapay.

A nova funcionalidade já está ativa. E os usuários de São Paulo e Rio de Janeiro que têm o Sem Parar já podem atualizar o aplicativo.

Por meio da ferramenta, é possível quitar multas e parcelar o valor em até 12 vezes no cartão de crédito.  

A intermediação do pagamento de débitos de veículos pela Zapay é autorizada pelo Denatran. Tais como IPVA, licenciamento, multas e seguro DPVAT.

Publicidade


Para utilizar a novidade no aplicativo do Sem Parar, não é preciso fazer nenhum outro cadastro ou pagar taxas adicionais.

Parcelamento em até 12 vezes acresce juros

“A consulta não é paga. O único custo embutido é se o cliente optar por fazer o parcelamento. Nesse caso as taxas variam de acordo com o número de parcelas e são as de mercado.” A informação é da diretora de Produtos e UX do Sem Parar, Daniela Guillen.


Assim como o oferecido por alguns Detrans o pagamento antecipado do IPVA por meio do aplicativo tem desconto. Contudo, a quitação só pode ser feita com cartões de crédito.

Em um segundo momento, será possível ativar notificações para alertar o cliente sobre a data de vencimentos de débitos. Na segunda fase, inclusive, o aplicativo deverá atender outros Estados brasileiros.

Futuramente, as empresas pretendem ampliar o número de clientes. “Queremos oferecer esse serviço para qualquer proprietário de veículo. Será possível consultar débitos e fazer o pagamento por meio do aplicativo. Ainda que não seja um cliente do Sem Parar”, diz Daniela.  


Entretanto, o usuário só poderá consultar e quitar débitos referentes ao veículo que está credenciado no Sem Parar.   

sem parar, detran, zapay
Divulgação/Sem Parar e Zapay

Facilidade é para débitos que tramitam no Detran

Em relação às multas, o cliente poderá fazer o pagamento das que tramitam em órgãos de trânsito nos quais o Zapay têm acesso. “Enquanto o prazo não estiver expirado em órgãos legais, o cliente pode efetuar o pagamento pelo aplicativo”, diz o Head de Negócios & Parcerias da Zapay, Milton Camargo.


O nome do motorista não pode estar inscrito na dívida ativa. Se isso ocorrer, deixará de ser possível tratar a infração por meio do aplicativo.

IPVA 2020
A plataforma manterá o desconto do IPVA aos que pagarem o imposto antecipadamente, assim como o Detran oferece ERNESTO RODRIGUES/ESTADÃO

A ideia de fazer a parceria é anterior à pandemia do novo coronavírus. Oferecer novas funcionalidades é o objetivo do Sem Parar.


A empresa pretende ser no futuro uma grande plataforma de serviços para motoristas. Atualmente, pouco mais de 1 milhão de clientes utilizam o App.



Deixe sua opinião