A atual geração do Nissan Sentra parece finalmente ter esgotado seu último lote no Brasil. O sedã médio desapareceu do site oficial da marca e não há previsão de quando a nova geração, apresentada em 2019, deve chegar ao Brasil. Assim, quedas consecutivas na venda do modelo nos últimos anos demonstram incerteza de sua volta ao Brasil.
Até pouco tempo, o sedã era comercializado nas versões S e SL, que custavam R$ 91.090 R$ 108.990, respectivamente. Embora o valor estivesse abaixo do Toyota Corolla e Honda Civic, o Nissan nunca atingiu o sucesso de seus conterrâneos japoneses. Na época, ele também concorria com o Ford Focus Sedan, Peugeot 408, Mitsubishi Lancer, Renault Fluence, e Citroën C4 Lounge, todos já descontinuados.
Disponível no Brasil desde 2013, a atual geração do Sentra não trazia mudanças importantes na lista de equipamentos ou no visual há pelo menos cinco anos, quando passou por um facelift de “meia vida”. O motor era o mesmo desde 2013: o 2.0 flexível de 140 cv e 20 mkgf acoplado à transmissão do tipo CVT.
Seu melhor período ocorreu há sete anos, quando chegou a vender 14.270 unidades. Todavia, seus concorrentes se atualizaram, a tendência do mercado optou por SUVs aos sedãs e o modelo despencou no ranking. Em 2020, vendeu apenas 950 unidades. Já neste ano, emplacou apenas 5 unidades.
Nova geração
A oitava geração do Sentra surgiu em 2019, no Salão de Los Angeles. Dotado do motor 2.0, aspirado, que rende 151 cv e 20 mkgf, o sedã começou a ser produzido no primeiro semestre do ano passado na fábrica de Aguascalientes, no México. Desde então, o Brasil não recebe um novo lote do modelo antigo.
De acordo com a Nissan, a vinda no novo Sentra não está descartada.
No entanto, ainda estão sendo avaliados fatores de adequação ao mercado e, por isso, não há prazo para o lançamento no Brasil. No final de 2019, ela foi registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI)
Se analisarmos a atual situação dos sedãs médios no mercado, o cenário é obscuro: a participação do segmento no mercado caiu de 8,68% para 5,40%. Além disso, a nova geração chegaria por um valor bem maior do que o atual. Vale lembrar que o sedã compacto Versa tem preços semelhantes ao Sentra.
Em outubro de 2020, o veículo estreou em território argentino em três versões (Advance, SR e Exclusive) a partir de R$ 134,2 mil.