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Serviço: Alternador é a origem da energia
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Serviço: Alternador é a origem da energia

Reparar a peça, que gera a eletricidade enviada à bateria, parte de R$ 90. Danos são geralmente causados pela instalação de acessórios como módulo de som e faróis de xenônio

17 de out, 2012 · 4 minutos de leitura.

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 Serviço: Alternador é a origem da energia

BELISA FRANGIONE

O alternador serve para suprir a demanda de eletricidade do veículo. O dispositivo, que é ligado ao motor por meio de uma correia, produz a corrente que será enviada à bateria. Falhas no funcionamento podem provocar desde uma pane elétrica, com a consequente parada total do carro, ao travamento do ABS. Nas oficinas consultadas, o reparo do sistema parte de R$ 90.

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“Basicamente, o alternador transforma energia mecânica em energia elétrica”, diz o analista técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), Gerson Burin.

O conjunto é formado por rotor, estator com rolamento, bobina, diodos e regulador de tensão (também chamado de regulador de voltagem). Entre os fatores que causam danos está a instalação de acessórios que exijam eletricidade acima da capacidade dimensionada do sistema, como módulos de som e faróis de xenônio, por exemplo.

“Antes de colocar um equipamento que não seja original do carro, também é preciso verificar as condições da bateria. O eletricista pode checar a quantidade exata de carga elétrica que será necessária”, recomenda o diretor do Sindirepa-SP, o sindicato das reparadoras, Antônio Gaspar de Oliveira.


“É possível reparar o alternador trocando apenas as peças desgastadas” explica o consultor da Oficina Brasil, Antônio Cesar. “A troca de todo o conjunto só é recomendada se, por exemplo, a carcaça estiver danificada, como ocorre após uma colisão.”

Como a luz no painel que indica defeito no alternador serve também para alertar sobre defeitos na bateria, é comum haver confusão sobre a causa do problema. “Não são raros os casos em que a pessoa troca a bateria e o problema era outro”, afirma Denis Marum, da Chevy (3875-7099), na zona oeste. Na oficina, a troca dos rolamento parte de R$ 90. Trocar todo o conjunto custa cerca de R$ 400.

Outro defeito frequente é no regulador de tensão. “Quando o problema é nessa peça, o sistema se sobrecarrega e as lâmpadas começam a queimar”, diz Sérgio Torigoe, da Auto Elétrica Torigoe (2097-8440), na zona leste. Ele cobra a partir de R$ 180 para trocar esse dispositivo.


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