A Copa do Mundo já foi tema de muitas séries especiais de carros no Brasil. Afinal, o futebol é uma paixão nacional. Por isso, sempre foi comum ver versões em alusão à seleção brasileira, principalmente. Porém, neste ano, apenas o Hyundai HB20 tem uma série da Copa do Catar. É que a marca sul-coreana é um dos patrocinadores do mundial de seleções da Fifa.
Mas nem sempre foi assim. A trajetória de carros personalizados para a Copa do Mundo começou em 1982. Naquele ano, a Volkswagen era patrocinadora da competição, que aconteceu na Espanha. Assim, a alemã lançou o conhecido “Gol Copa“, com rodas de liga leve e pintura azul clara exclusiva. O modelo ainda tinha o formato quadrado da primeira geração.
Veja os modelos que já homenagearam a seleção brasileira*
1994: VW Gol Copa 2
A lista começa com o próprio VW Gol, que acaba de sair de linha no Brasil após 42 anos de venda. Afinal, a montadora foi por muito tempo patrocinadora da Copa do Mundo. Em 94, foi a vez dos Estados Unidos sediar o campeonato mundial, mas foi aqui que a marca alemã lançou a segunda edição do Gol Copa.
O hatch ainda tinha o visual quadrado e trazia faróis auxiliares, retrovisores na cor da carroceria, volante esportivo e relógio digital no painel de instrumentos. Ao todo, o carro teve 6 mil unidades produzidas, que foram vendidas até agosto de 1994. Essa edição marcou o tetracampeonato do Brasil e o fim do contorno quadrado. Afinal, logo em seguida, o Gol apareceu no formato “bolinha”, que caracterizou a segunda geração do hatch popular.
1994: Chevrolet Monza
Durante o mesmo período, a Chevrolet trouxe uma edição especial do Monza, modelo mais vendido da marca na época. O sedã com sobrenome “Club” vinha com direção hidráulica, rodas de alumínio, travas e vidros elétricos e novo volante. Além disso, era equipado com freios a disco e tecido exclusivo no interior, ar-condicionado e pintura na cor “Vermelho Schumann”.
1998: Chevrolet Corsa, Corsa Pick Up e S10 Champ
Em 1998, a Copa do Mundo aconteceu na França. E, para homenagear a seleção brasileira, a Chevrolet lançou três modelos especiais. A edição especial, batizada de “Champ”, oferecia personalização para Corsa, Corsa Pick Up e S10. Os modelos tinham pintura verde escura ou azul, rodas de liga leve e detalhes amarelos nas portas. Ou seja, visual que remetia ao Brasil.
2002: Volkswagen Gol Sport
O ano de 2002 foi marcado pelo pentacampeonato do Brasil. Mas, além do quinto título, tivemos também o Volkswagen Gol Sport. Esta foi a primeira edição da Copa da geração “bolinha”. Em relação ao visual, não havia nada de muito esportivo, mas tinha pintura amarela, spoiler traseiro, lanternas com máscaras negras, emblema da Copa e rádio com CD Player. Sob o capô, o hatch compacto trazia apenas a opção 1.0.
2006: Volkswagen Gol Copa III
Na edição de 2006, a disputa aconteceu na Alemanha. Dessa vez, o Gol vinha com detalhes escurecidos, logo da Copa do Mundo, bancos com ajuste de altura, direção hidráulica e pintura amarela. Em relação ao motor, vinha com opções 1.0 e 1.6. No mais, contava também com adesivos nas soleiras, portas e tampa do porta-malas.
2010: Volkswagen Gol Seleção
Em 2010, a Volkswagen lançou o Gol Seleção, já que a montadora passou a patrocinar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A Copa do Mundo aconteceu na África do Sul e trouxe o famoso hit “Waka Waka”, da cantora Shakira. O Gol trazia o emblema da CBF, faróis de neblina, rodas de liga leve, logotipo na tampa do porta-malas, rádio com MP3 e motor 1.0 flex. A carroceria recebeu um tom de azul.
2014: Volkswagen Gol, Fox e Voyage Seleção
A Copa do Mundo de 2014 aconteceu no Brasil. E a VW continuou como patrocinadora da CBF. Portanto, aproveitou para lançar 3 modelos com o sobrenome “Seleção”. Eram eles o Gol, Fox e Voyage. Na edição especial, eles vinham na cor amarela com detalhes pretos na carroceria, além de desenhos inspirados no futebol. As rodas, por sua vez, eram de liga leve.
2014: Hyundai HB20 Copa do Mundo I
Foi em 2014 que a Hyundai se tornou a patrocinadora da Copa do Mundo. Dessa forma, aproveitou para lançar a primeira edição especial do HB20, com pintura exclusiva na cor Azul Sky, grade com detalhe em preto brilhante, adesivos do campeonato e bancos de couro com costuras vermelhas. Por dentro, havia também o emblema da Copa.
Algo que impressionou na época é que, como incentivo, a montadora estendeu a garantia do modelo para seis anos, em alusão ao possível Hexa do Brasil, que não veio. Além disso, o comprador do HB20 da Copa ganhava a bola oficial da competição, que se chamava Brazuca.
2014: Fiat Uno Rua
No mesmo ano, ainda tivemos a edição especial do Fiat Uno. A série em questão, que homenageava a seleção, chamava-se “Rua”. Ela teve só 2 mil unidades e tinha visual diferente, com adesivos nas cores da bandeira do Brasil e cintos de segurança azuis.
2015: Chevrolet Onix Seleção
Desta vez, a Chevrolet era patrocinadora oficial da seleção Brasileira. Por isso, criou uma edição especial do Chevrolet Onix, que já era o modelo mais vendido da marca. O hatch vinha com algumas poucas alterações no visual. Esse é o caso, por exemplo, dos adesivos que remetiam à seleção. Ao todo, a fabricante produziu 3 mil unidades do modelo.
2018: Hyundai HB20 Copa do Mundo II
Em 2018, a Hyundai trouxe a versão 2.0 do HB20 Copa do Mundo. Nesse ano, os jogos aconteceram na Rússia. No visual, o modelo ganhou os logotipos do evento, mas o foco principal era a central multimídia embutida com uma TV digital. O compacto teve como base a versão Comfort Plus do hatch e do sedã. Na mecânica, tinha opções 1.0 manual ou o 1.6 automático.
2022: Hyundai HB20 Copa do Mundo III
Por fim, neste ano, a Hyundai lançou a terceira edição da Copa do Mundo do HB20. O campeonato está acontecendo no Catar e teve início neste domingo (20). Há grandes esperanças do Brasil conquistar o sexto título mundial e, por isso, a marca sul-coreana criou o modelo em homenagem ao mundial com preços a partir de R$ 87.990.
Com base na variante Comfort, a dupla (hatch e sedã) ganha detalhes e acessórios. É o caso, por exemplo, dos faróis com projetores e luzes diurnas de LEDs. Além disso, traz emblemas da Copa do Mundo do Catar nos para-lamas dianteiros e rodas de liga leve e retrovisores pintados de cinza. No caso do hatch, um detalhe a mais: o compacto tem um aerofólio. Os modelos serão oferecidos em duas cores – branco Atlas e prata Brisk. Além disso, a montadora confirmou que os compradores da edição especial levarão uma réplica da Al Rihla, a bola oficial da competição.
EM TEMPO: A Fiat, atual patrocinadora da Seleção Brasileira e da CBF, divulgou um vídeo com o SUV cupê Fastback e a hashtag #SaltaProHexa (veja abaixo).