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Volvo tem garantia vitalícia para peças e serviços até de carros fora de linha
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Volvo tem garantia vitalícia para peças e serviços até de carros fora de linha

Nova cobertura vale para peças e serviços adquiridos na rede autorizada da Volvo e não cobre peças que têm de ser trocadas regularmente, como pneus

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

20 de nov, 2022 · 4 minutos de leitura.

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Volvo C40 Recharge
Volvo oferece garantia vitalícia para toda sua linha de carros no Brasil
Crédito:Volvo/Divulgação

A Volvo Cars lançou garantia vitalícia para peças e serviços feitos nos modelos da marca. Evidentemente, a cobertura vale para os componentes adquiridos e a manutenção realizada na rede de concessionárias da marca. Além disso, a cobertura para ”a vida inteira” também vale para modelos da Volvo que saíram de linha recentemente. É o caso, por exemplo, do hatch V40, do sedã S60 e da perua V60.

De acordo com a Volvo, a garantia só exclui peças que sofrem desgaste natural acentuado. Ou seja, as que têm de ser substituídas regularmente. Portanto, ficam de fora pastilhas e discos de freio, limpadores de para-brisa e filtros, entre outros. Além disso, não há um limite para a utilização dessa garantira. Assim, há uma única exigência. Ou seja, de que a peça ou serviço seja adquirido pelo dono do carro.  

Volvo garantia
Volvo/Divulgação

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Garantia varia conforme a marca

Pouca coisa muda se houver mudança de dono. Assim, se o novo proprietário trocar alguma peça na rede Volvo, terá a cobertura sobre ela. Cabe lembrar que, no Brasil, o período médio de garantia para carros novos é de três anos. Entretanto, há marcas que oferecem cobertura de cinco e até seis anos

”Estamos dando um novo passo e oferecendo algo inédito, diz Ricardo Ochiai, diretor de Pós-Venda da Volvo. “Queremos dar tranquilidade ainda maior aos clientes durante o uso do veículo”, afirma. Porém, ele lembra que as peças são garantidas se não houver má utilização. Nesse caso, vão ser substituídas ou reparadas por prazo indeterminado.”

Volvo
Volvo/Divulgação

Volvo na era da eletrificação

Atualmente, a linha da Volvo vendida no Brasil é composta por carros eletrificados. Porém, em breve os híbridos também sairão de cena. Segundo a marca, a meta é vender apenas modelos 100% elétricos em todo o planeta até 2030. Para isso, vem apostando alto, inclusive no País. Aliás, em 2017 a marca lançou no mercado brasileiro seu primeiro modelo híbrido, o XC90 Plug-in Hybrid.



Atualmente, a Volvo conta com quatro modelos no Brasil. São eles: C40 (R$ 429.950), XC40 (R$ 329.950), XC60 (R$ 399.950) e XC90 (R$ 519.950). Todos têm o sobrenome Recharge. Os dois primeiros são 100% elétricos e os demais, são híbridos plug-in. Ou seja, suas baterias podem ser recarregadas em tomadas.

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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.