Emily Nery, Especial para o Jornal do Carro

02/07/2021 - 8 minutos de leitura.

Strada e HB20 líderes, SUVs avançam: veja os 50 carros mais vendidos do 1º semestre

Picape Strada emplaca 64 mil unidades no 1º semestre e é a mais vendida, enquanto o HB20 soma 45 mil e é o carro de passeio com maior saída

Após nove anos atrás do Chevrolet Onix, o Hyundai HB20 se torna o carro de passeio mais vendido do Brasil no 1º semestre de 2021 Crédito: Hyundai/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Cerca de 20% dos automóveis deixaram de ser produzidos recentemente por causa da crise dos semicondutores. A informação alarmante é da Fenabrave, que apresentou, nesta sexta-feira (02), o balanço semestral do mercado brasileiro de veículos. Com Hyundai HB20 e Fiat Strada líderes de vendas, a indústria cresceu 31,9% no acumulado do ano em relação ao mesmo período de 2020. Contudo, a falta de chips rebaixou em 3,31% as vendas de junho em comparação a maio.

Lockdown e falta de microchips. Eis os principais gargalos do mercado de veículos no primeiro semestre de 2021. Mesmo assim, as montadoras comercializaram 1.006.685 automóveis e comerciais leves, número esse 31,9% maior do que o registrado no 1º semestre de 2020, quando o comércio ficou fechado por mais tempo para conter o coronavírus.

Quase todas as montadoras foram afetadas pela falta dos semicondutores. Algumas, como Chevrolet e Volkswagen, por exemplo, precisaram suspender por completo a linha de montagemGM/Divulgação
Continua depois do anúncio

O presidente da entidade, Alarico Assumpção Jr, destacou a rápida reação do comércio. Entretanto, ficou limitada à menor produção nas fábricas, devido à falta de componentes eletrônicos. A associação já vinha alertando sobre a escassez de suprimentos e o problema em cadeia a curto prazo. Contudo, as vendas de junho traduziram, em números, o atual cenário.

Estoque nacional mais baixo da história

Além do aumento de preços pela baixa oferta de veículos, as revendas acenderam o sinal vermelho para a queda nos estoques. Com cerca de 56 mil carros, o nível é o mais baixo já registrado na história. De acordo com o executivo, isso é o suficiente para somente oito dias de vendas.

Por conseguinte, o comércio de carros e picapes recuou 3,31% em relação a maio. Ainda sim, as 169,6 mil unidades vendidas no último mês são 38,16% maiores do que no mesmo período de 2020.


Lockdown assim como a interrupção das linhas de montagem impediram maior crescimento no primeiro semestre Divulgação/Jeep

Projeção de 2021 atualizada

Por causa da paralisação nas fábricas, bem como do lockdown em algumas partes do país, a Fenabrave recalculou a projeção de vendas para 2021. Em janeiro, ela previa um crescimento de 15,8%, com 2,26 milhões de automóveis e comerciais leves emplacados. Agora, no entanto, o crescimento previsto caiu para 10,7%, com uma estimativa de 2,16 milhões de veículos comercializados até dezembro deste ano.

Sobe e desce

Em junho, a Fiat se manteve na liderança com Strada e Argo na primeira e segunda posições, respectivamente. Em terceiro lugar, está o Hyundai HB20, com 7.609 unidades emplacadas. Entretanto, se considerarmos as vendas dos seis primeiros meses de 2021, o hatch da marca sul-coreana é líder entre os automóveis, com 45.408 unidades comercializadas. Entre os comerciais leves, o pódio é da Strada, com mais de 64 mil unidades.


Strada vendeu mais de 64 mil unidades em 2021 e portanto, se consolida líder invicta entre os automóveis e comerciais leves Fiat/Divulgação

Sem mudanças em relação a maio, portanto, Fiat Mobi e Jeep Renegade se mantém na quarta e quinta posições, na ordem.

“Top 10” sem Onix e Volkswagen

Por causa da paralisação de suas fábricas, a Chevrolet vem despencando de posição mês a mês, desde abril. Desse modo, o antigo líder invicto Onix foi o 22º veículo mais vendido em junho, com 2.532 unidades emplacadas. Mesmo assim, o hatch da GM ficou na 4º posição no acumulado semestral, com mais de 41 mil exemplares vendidos neste ano.


Já o Onix Plus desabou para a 36° posição, enquanto isso, o Tracker, com apenas 990 unidades comercializadas, amarga o 41° lugar.


Leia Mais


Embora o Tracker seja o 5º SUV mais vendido do ano, em junho ele foi o 41º veículo mais emplacado Chevrolet/Divulgação

A Volkswagen, que também precisou interromper sua linha de produção por duas vezes em maio e junho, caiu de posição. O Gol, seu carro-chefe, está na 11ª posição, com 4.742 unidades emplacas. Mais atrás, o SUV T-Cross caiu para a 16ª posição, ficando atrás da dupla Corolla e Corolla Cross, da Toyota, bem como da picape média Chevrolet S10.


Tal como antecipamos no Jornal do Carro, o SUV da Toyota vendeu mais em junho do que o sedã. Desse modo, foram 4.710 unidades do utilitário contra 3.318 do três volumes.

Veja os 50 veículos mais vendidos do 1º semestre de 2021:

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Notícias

Chevrolet Equinox Plus estreia na China como 1º híbrido da marca

Notícias

BYD Dolphin Mini tem venda recorde em abril e supera modelos flex

Mercado

Polo no topo e Dolphin Mini acima do Corolla; os 50 mais vendidos

Mercado

Prestes a mudar, Peugeot 2008 tem promoção para liquidar estoque

OFERTA EXCLUSIVA

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

Ver agora